TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Era do regime militar no Brasil

Tese: Era do regime militar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Tese  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios pág. 34

Texto 3 – Apesar de Você (Chico Buarque)

1) Pesquisar o contexto histórico da época do Regime Militar no Brasil.

O período marcado pela Ditadura Militar ocorreu entre os anos de 1964 a 1985, que caracterizou-se pela falta de democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura, concentração de renda, pensamentos capitalistas, perseguição política e repressão aqueles contra o regime militar. O golpe ocorreu durante o mandato de João Goulart, que havia, apresentado um projeto de reformas econômicas e sociais que aborreceram os conservadores capitalistas que temiam que a sociedade vivesse um regime socialista, então planejaram a derrubada do presidente por meio do regime militar, trazendo consigo a suspensão da escolha do presidente e direitos individualistas.

A época da ditadura marcou o pais, muitas pessoas foram presas, torturadas e assassinadas, casas eram invadidas. Até hoje as pessoas buscam saber o que aconteceu com seus familiares que desapareceram pois tinham ideias contrarias ao pensamento imposto.

2) Em grupos leiam as letras das músicas, destacando em cada uma delas:

a) Pressupostos

“Apesar de você amanhã será outro dia”

Pressupõe’’ na citação que existem pessoas que querem que haja outro dia.

b) Subentendidos

“A minha gente anda falando de lado e olhando pro chão”

Entende-se que as pessoas não dizem abertamente o que sentem umas às outras, que falam as escondidas, que estão sendo oprimidas;

3) Vocês consideram a música de Geraldo Vandré um protesto em relação ao regime da época? Retirem versos para comprovar sua argumentação.

Sim, pois a canção foi escrita durante o período da ditadura e usa dos métodos que os cantores e autores usavam na época como forma de protesto, as canções com mensagens subentendidas. Por exemplo, na música de Vandré ele chama ao povo para que tome uma atitude, para que não fiquem parados. Assim como vemos nos versos abaixo:

“Há soldados armados, amados ou não”

“E acreditam nas flores vencendo o canhão”

4) Qual o sentido da palavra “Cálice” na letra de Chico Buarque de Hollanda? Por que o autor pede com insistência esse “Cálice”?

O sentido da palavra “Cálice” na letra está ligado a cala-se, de calar a boca. Durante o período da ditadura no Brasil o povo não possuía mais direito de expressão, então tinha de permanecer calado devido a censura.

5) Interpretem a 3ª estrofe da música “Cálice”. A que silêncio o autor se refere?

O silêncio está relacionado com a censura. Ao não poder dizer o que pensa ao medo de sofrer na mão dos militares.

6) Justifiquem o título da música: “Apesar de você”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com