TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Política Do Regime Militar No Brasil (1965 - 1985) E Seus Reflexos Sobre O Processo De (des)politização No Pais:

Ensaios: Analise Política Do Regime Militar No Brasil (1965 - 1985) E Seus Reflexos Sobre O Processo De (des)politização No Pais:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 2

Analise política do regime militar no Brasil (1965 – 1985) e seus reflexos sobre o processo de (des)politização no pais:

É incontestável que as duas décadas do militarismo brasileiro encerram ciclos de crescimento industrial bastante expressivos, até ‘milagrosos’, além de reformas estruturais importantes. O experimento autoritário brasileiro tanto constituiu um caso relativo de sucesso econômico, provocando processos significativos de modernização da economia e na morfologia da sociedade, como envolveu formas de repressão política. Essa conjuntura que O’Donnell (1989) chamou “o paradoxo do sucesso” tornou menos traumática a experiência da ditadura e mais suave a sua reminiscência.

A conseqüência dos efeitos derivados da modernização socioeconômica do Pais, durante o período militar é uma enorme mobilização sócio-política em diversos segmentos da sociedade, que freqüentemente se converteram em movimentos democráticos, gerando ainda uma maior complexidade nas expectativas e demandas em face do Estado. Sobretudo demandada pela população com nível de politização e escolarização mais elevado e ainda pelos movimentos sociais e de classe.

Entretanto a natureza desmobilizadora do regime autoritário sustém o efeito da despolitização das massas, implicando na inação e desinformação política destas. COHEN (1976) discorre que no caso do autoritarismo, o problema não seria tanto despolitização levada a efeito por um regime desmobilizador, e sim os fatores que preservam e intensificam as condições de despolitização que o precedem e impedem que a população se qualifique para participar e posicionar-se adequadamente sobre a política. Durante o período mais repressor da ditadura brasileira, 80% dos braseiros afirmaram ser favorável a ditadura. Esclarece COHEN que desclassificado para opinar a respeito de algo que não o mobiliza, o homem comum estaria inabilitado a relacionar-se com o regime político como conceito. Tais repostas expressavam apenas um apoio a um governo visto como provedor e não ao autoritarismo.

Diante desse quadro era evidente uma alienação do cenário nacional no período ditatorial brasileiro. Não obstante, transferindo para o contexto da atualidade, a despolitização da maioria da sociedade ainda é visível.

Literatura consultada:

MOISES, J. A. apud COHEN, Y.,Popular support for authoritaria goverments: Brazil under Médici’, Tese de doutorado, Univ. Of. Michigan, 1979;

Livro texto do Curso

O’DONNELL, G., Delegative democracy?, mimeo, CEBRAP/Notre Dame, 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com