TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular

Trabalho Escolar: Estagio Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o texto Uma Abordagem Integrada da aprendizagem e a história As Tranças de Bintou.

A história fala de uma menina chamada Bintou que sonha em ter tranças, porém ela não consegue devido a tradição dos povos africanos em que criança não podia usar trança, somente em sua juventude.

O texto fala que ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem, mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.

Falaremos sobre cultura, respeito aos mais velhos e tradição, ligadas ao texto e a historia de Bintou.

Ao final haverá atividades práticas relacionadas com a história de Bintou que poderão ser utilizadas em sala de aula, para as matérias de Natureza e Sociedade; Artes e Música; Alfabetização e Matemática.

2 DESENVOLVIMENTO

O conceito de Gênero Textual se resume a conceitos que se aplicam a diversos textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito. Ele se refere a diferentes formas de expressão textual. Nos estudos de Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa e outros. Os Gêneros Textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócios históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Como exemplo de Gênero Textual temos o telefonema, o sermão, a carta comercial, romance, bilhete, reportagem, lista de compras, bulas de remédios, e assim por diante.

O agrupamento do narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. E nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto do ensinamento, a fabula, a lenda, o mito, a parodia, os contos de animais e outros. O principal objetivo do texto narrativo e contar algum fato. E o segundo principal objetivo e que esse fato sirva com informação, aprendizagem ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.

Tipos de gêneros de narrar e suas características;

• Romance; em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O romance se divide em diversos outros tipos: romance policial, romance romântico, etc. é um texto longo, tanto na quantidade de textos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo;

• Novela: Muitas vezes confundida com em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo de narrativa menos longa que o romance, possui apenas um núcleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem. Em comparação ao Romance, se utiliza de menos recursos narrativos e em comparação ao Conto tem maior extensão e uma quantidade maior de personagens.

• Conto: É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. É um relato de uma situação que pode acontecer na vida dos personagens, porem não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ser um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.

• Crônica: ela narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já ate prevemos o desenrolar dos fatos. Utiliza-se também de ironia e às vezes ate de sarcasmo. Quando é utilizado tempo se dá em tempo curto, minutos ou hora normalmente.

• Fábula: parecida com o Conto, seu objetivo é dar ensinamento ou moral. Os personagens são animais, mas com características de comportamento e socialização semelhantes às dos seres humanos.

• Parábola: É a versão da Fabula com personagens humanas. O objetivo é o de ensinar algo, para isso são utilizadas situações do dia a dia das pessoas.

• Apólogo: semelhante a Fabula e a Parábola, mas pode se utilizar as mais diversas e alegóricas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou fantásticas, humanas ou não. Da mesma forma que as outras duas dá lição de sabedoria.

• Anedota: É um tipo de texto que tem objetivo de provocar o riso. Geralmente é breve e depende de fatores como entoação, capacidade oratória do interprete e da representação.

• Lenda: é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligados. O autor é o tempo, o povo e a cultura. Normalmente fala de personagens conhecidas, santas ou revolucionarias.

O domínio competente da linguagem corporal é fundamental para os professores em qualquer nível ou modalidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com