TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Profissional

Artigo: Etica Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

etica profissional

O presente relatório tem como base os comentários do livro BARROCO, Maria Lúcia Silva, ética e serviço social: fundamentos ontológicos. Tem como objetivos a compreensão dos conceitos fundamentais no que diz respeito a ética e suas relações com o serviço social.

Conclui-se que a moral entre as relações sociais atendendo as necessidades práticas, por meio de normas e deveres estabelecidos, fazendo com que os indivíduos sigam costumes e hábitos que favorecem o controle social, ao passo que atende aos interesses da classe dominante.

No cotidiano, a moral leva o indivíduo a alienação, a agir de acordo com julgamentos provisórios, e ao empobrecimento moral, consequentemente, sem que tal individuo adere aos interesses da classe dominante.

AÇÕES MORAIS- são ações que orientam o comportamento humano. Baseando-se nos valores básicos de sua comunidade, ou cultura. Esses valores podem ser distintos, dando origem a diversos códigos morais, a exemplo dos índios, que não podem andar nú em áreas urbanas, pois caracterizaria por lei atentado ao pudor. Entretanto na sua tribo essa atitude é natural.

AÇÕES ÉTICAS: São ações teóricas sobre uma prática humana, que é o comportamento moral. Exemplo: alguém deixa cair algo no chão sem perceber, uma pessoa vê e pega aquele objeto e devolve ao dono. Essa ação é tida como ética a pessoa agiu dessa forma por achar a atitude correta.

ÉTICA E VIDA SOCIAL: A conduta ética em qualquer área profissional é o reflexo da conduta de seus profissionais. Tal conduta não se limita ao simples comprometimento da legislação, sendo o resultado da soma dos princípios morais de cada um de seus integrantes.

MORAL-PRÁTICA: Possui interligação com o comportamento prático individual, assim como orienta determinados juízos de valores, comportamento social e responsabilidade, promovendo o direcionamento dos projetos profissionais.

TEÓRICO-FILOSÓFICA: Abrange os fundamentos filosóficos responsáveis por nortear os principais valores e visões que se tem a cerca de determinada profissão.

NORMATIVA: Regulada pelo código de ética profissional, que representa um conjunto de direitos e deveres direcionados a determinada profissão; é importante salientar a cerca do código de ética profissional que o mesmo, de acordo com o momento em que é elaborado, reflete o contexto histórico de determinada profissão. Logo para que se entenda aos princípios que mortuária a propositura de determinado código de ética se faz necessário primeiramente efetuar o resgate histórico do momento em que fora editado.

CASOS REAIS

DIMENSÕES POLÍTICAS E AÇÕES ÉTICAS

Conforme relata o repórter Gaudêncio Torquato no jornal tribuna do norte em 13 de outubro de 2012, cada vez mais o eleitor decide de acordo com a micro política, que é a política das pequenas coisas. É a política de resposta as reinvindicações de eleitores nas regiões, nos bairros e etc... Em Natal/RN, observando o resultado das urnas de 2012 Torquato afirma, ponderando que os valores gerais, como moral e ética, também são impressos a partir da vontade do eleitor para que o Brasil “caminhe direito”

ÉTICA E VIDA SOCIAL

Conforme Isaac Ribeiro no jornal tribuna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com