TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnia Racial

Dissertações: Etnia Racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Etnia é conceito quase tão ambíguo quanto raça [16] e pode ser definida basicamente como uma comunidade ligada por laços raciais, linguísticos, religiosos e culturais. Na prática, raros são os exemplos efetivos de etnias presentes no Brasil, devido à miscigenação ocasionada pelas sucessivas levas migratórias Uma vez que a espécie humana não tem divisão biológica em raças, toda a utilização do termo "racismo" é imprecisa. Há, de fato, discriminação étnica, pois povos são considerados inferiores ou culpados pelos problemas que se sofre no país. O grande número de Imigrantes fez com que a União Européia fechasse seus portões para estrangeiros pobres. Contudo, não eliminou o problema, pois o que restou da população da ex-Iugoslávia, soviéticos sem URSS, indigentes de vários países, geraram uma multidão de milhões indivíduos destituídos de cidadania, pois seus países não mais existem nem encontraram espaço para reconstruir sua vida nos lugares onde antes viviam. São estrangeiros em seu continente e próximos do território de seus antigos países.Definição

O conceito etnia deriva do grego ethnos, cujo significado é povo. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.

A etnia não é um conceito fixo, podendo mudar com o passar do tempo. O aumento populacional e o contato de um povo com outros (miscigenação cultural) pode provocar mudanças numa determinada etnia.

Uso do termo

Geralmente usamos o termo etnia para nos referirmos à grupos indígenas ou de nativos. Porém, o termo etnia pode ser usado para designar diversos grupos étnicos existentes no mundo.

Etnologia

A ciência que estuda as etnias é conhecida como etnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com