TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios da língua portuguesa

Ensaio: Exercícios da língua portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Ensaio  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 (valor: 2,4)

Identifique, no texto 3, três conectores que são responsáveis pela ligação entre os períodos e, consequentemente, pela produção do sentido textual. Depois, aponte qual é o sentido produzido por cada um desses elementos.

Resposta : e sentindo de adição, como sentido de comparação, mas sentido tem oposição

Questão 2 (valor: 2,6)

a)Elabore um cartaz, com ilustrações (valor: 0,5) e uma frase (valor: 0,5) que retrate as ideias defendidas na ilustração 1 e do que foi lido nos textos 1 a 6. Utilize as funções da linguagem apelativa/conativa (valor: 0,55) e referencial (valor: 0,55) na sua produção.

Resposta :

b)Na ilustração 1, há dois erros de língua portuguesa. Sublinhe um desses (valor: 0,25) e reescreva-o na frase como deveria ser na forma correta (valor: 0,25).

Resposta: 2013 O ano em que o Brasil cansou de gritar por gols e decidiu gritar pelos seus direitos!

Questão 3 (valor: 5,0)

Considere que os textos 1 a 6, bem como o da ilustração 1, foram publicados na revista fictícia intitulada Acorda Brasil!. A partir dessas produções textuais, escreva à referida revista, mais especificamente para o espaço denominado de “carta do leitor” (valor: 0,5), posicione-se contra ou a favor das manifestações que estão ocorrendo no Brasil (valor: 1,0). Use para tanto o tipo textual argumentativo e o descritivo (valor: 0,5 para cada, total: 1,0); sublinhe um exemplo de cada um desses (valor: 0,5 por cada exemplo apontado, total: 1,0). Use a função emotiva (valor: 0,5), coloque os itens indicadores dessa em cor verde e em negrito (valor: 0,5). Lembre-se de adequar a sua linguagem ao destinatário do seu texto (valor: 0,5). Esta produção não deve ultrapassar 10 linhas (corpo da carta do leitor).

Resposta: Caro editor da revista “Acorda Brasil”

Sou a favor da manifestação pacífica. O cidadão tem o direito de expressar a sua opinião,só assim poderemos encontrar os erros e reparar o que é possível fazer para termos um país melhor agora o povo brasileiro está acordando e vendo a situação que nosso pais enfrenta, acho que estão certos as manifestações, pois estão garantindo seus direitos o que faz com que as manifestações percam seu poder são os vândalos, que estão roubando as lojas e destruindo os lugares, não queremos causar destruição . Queremos um país justo e igualitário!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com