TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fratura De fêmur

Artigos Científicos: Fratura De fêmur. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda equipe de enfermagem, já que técnicos e avaliadores desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro. A SAE é a organização e execução do processo de enfermagem, com visão holística. E é composta por etapas inter- relacionadas, segundo a lei 7498 de 25/06/86 (lei do exercício profissional). É a essência da prática de enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar consequências. A SAE foi desenvolvida como método específico para aplicação da abordagem cientifica ou de solução de problemas na prática e para sua aplicação enfermeiros e enfermeiros precisam entender e aplicar conceitos e teorias apropriados das ciências da saúde. Esse conjunto de conhecimentos proporciona justificativas para tomadas de decisões, julgamentos, relacionamentos interpessoais e ações.

A SAE ou PE (Processo de Enfermagem) é constituído de 5 etapas: Histórico de enfermagem, Diagnóstico de enfermagem, Planejamento de enfermagem, Implementação de enfermagem, Evolução de enfermagem.

O fêmur é o osso mais longo e forte em seu corpo. O fêmur é tão forte portanto normalmente necessita de muita força para quebra-lo. Batidas de carro, por exemplo, são as causas número um de fraturas de fêmur.

A parte longa e reta do fêmur é chamado de diáfise do fêmur. Quando existe uma queda de qualquer lugar ao longo desse comprimento do osso, ele é chamado fratura diáfise femoral.

Fraturas do fêmur variam grandemente, dependendo da força que faz com que a ruptura ocorreu estar fora de alinhamento (deslocados), e a fratura pode ser fechada (pele intacta) ou aberta (osso atravessa pela perna).

Os tipos mais comuns de fraturas diafisárias do fêmur incluem: fratura transversal, fratura oblíqua, fratura em espiral, fratura cominutiva e fratura exposta.

Fraturas diafisárias do fêmur em pessoas jovens são frequentemente devido algum tipo de colisão com energia. A causa mais comum de fratura femoral é acidente com veículo a motor ou de moto. Ser atingido por um carro é outra causa comum, assim como quedas de alturas e ferimentos por arma de fogo.

Uma fratura femoral geralmente provoca dor imediata e severa. Você não será capaz de colocar o peso sobre a perna lesionada, e o membro pode parecer deformado, fica menor do que a outra perna e não mais em linha reta.

O tratamento mais comum nesse tipo de fratura é cirúrgico.

No momento da cirurgia: Se a pele em torno de sua fratura não foi danificada, o se médico vai esperar até que esteja estável antes de fazer a cirurgia. Fraturas abertas, no entanto expõe o local da fratura para o ambiente. Elas precisam urgentemente de serem limpas e requerem cirurgia imediata para prevenir a infecção.

Fixação externa: Nesse tipo de operação, pinos de metal ou parafusos são colocados dentro do osso acima e abaixo do local fraturado. Os pinos e os parafusos são ligados a uma barra por fora da pele. Esse dispositivo é uma armação para estabilização que mantém os ossos na posição correta para que eles possam curar.

Haste intramedular: Durante este procedimento, uma haste de metal especialmente concebida é inserida no canal medular do fêmur. A haste passa através da fratura para mantê-la em posição.

Placas e parafusos: Durante esta operação, os fragmentos de osso são primeiro reposicionados (fratura reduzida) para o seu alinhamento normal. Eles são mantidos juntos com parafusos especiais e as placas de metal que aderem à superfície exterior do osso.

Complicações de fraturas diafisárias de fêmur:

- As extremidades dos ossos quebrados muitas vezes são afiados e podem cortar ou rasgar ao redor dos vasos sanguíneos ou nervos.

- Síndrome comportimental aguda pode se desenvolver.

- Fraturas abertas expõe o osso ao ambiente exterior.

Complicações decorrentes da cirurgia.

- Infecção

- A lesão de nervos e vasos sanguíneo

- O coágulo de sangue (trombose)

- A embolia gordurosa

- Desalinhamento ou a incapacidade de posicionar corretamente os fragmentos de ossos quebrados.

- União retardada ou folha na união

- Irritação pelos implantes

A partir da atuação ao enfermeiro na aplicação da SAE que tem como prioridade atender as necessidades humanas básicas e na capacidade de esclarecer ao paciente a importância do seu comprometimento com o tratamento. Conclui- se que atuação do enfermeiro embasado na elaboração e no planejamento de ações efetivas de prevenção, promoção e recuperação da saúde contribui para minimizar as complicações, orientando-o através do auto cuidado, de maneira preventiva e curativa, dessa forma favorecendo uma melhor qualidade de vida.

OBJETIVO

Implementar a SAE, por meio da taxonomia da NANDA, no cuidado ao paciente portador de fratura exposta do fêmur direito, durante o estágio da disciplina cuidado integral ao paciente cirúrgico

REVISÃO DE LITERATURA

O fêmur é o maior osso do corpo e sua diáfise é particularmente forte nos adultos. Frequentemente as fraturas da diáfise femoral são resultantes de traumas de alta energia, podendo estar associadas a lesões em vários sistemas. Deste modo, é necessário um traumatismo direito violento, tal qual como pode acontecer em um acidente automobilístico, para produzir uma fratura da diáfise femoral. Embora a consolidação da fratura possa ser usualmente conseguida por tratamento fechado, normalmente requer 20 semanas e algumas vezes mais tempo.

Uma fratura da diáfise femoral num adulto raramente pode ser reduzida e mantida num aparelho de osso.

Tratamento

Durante o tratamento de emergência dos pacientes que sofreram fraturas desviada da diáfise femoral, o membro deve ser imobilizado não só para aliviar as dores, mais também para impedir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com