TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fraturas do Colo Umeral

Resenha: Fraturas do Colo Umeral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 3

Fraturas do Colo Umeral

Fraturas da extremidade proximal do úmero envolvem a cabeça umeral, colo anatômico, e colo cirúrgico do úmero. As fraturas do colo do úmero são mais freqüentes em idosas, principalmente as mulheres devido á diminuição da densidade óssea (osteoporose).

A fratura na maioria dos casos ocorre por queda da própria altura, realizando-se apoio com a mão espalmada, promovendo assim uma fratura impactada de forma indireta do colo umeral. Podem ocorrer fraturas por trauma direto com queda sobre o ombro, o que produz uma fratura por contusão-fratura.

Essas fraturas podem ser simples ou complexas, ou seja, podem vir associadas com outra fratura ou ser por adução impactada e abdução impactada.

A fratura do colo umeral em pessoas idosas pode determinar um bloqueio funcional grande, principalmente se ocorrer o desenvolvimento de Capsulite adesiva, o que é comum nos idosos.

Tratamento Fisioterapeutico

Devemos sempre estimular esse paciente a movimentar ao máximo esse ombro, e utilizar o segmento acometido na realização de suas atividades.

Em conseqüência da dor devemos usar recursos analgésicos, tipo: crioterapia, ultra-som, infravermelho. No caso de pessoas idosas, devemos sempre lembrar que a fratura não esta consolidada, portanto devemos tomar cuidado.

A cinesioterapia é o mais importante se tratando de recuperação funcional, portanto devemos iniciar os exercícios assim que o paciente tiver condições satisfatórias. Podem ser realizados os exercícios pendulares de Codman. No idoso, é muito importante concentrar-se na recuperação dos movimentos do ombro.

Fraturas Diáfise Umeral

Fraturas da diáfise umeral são os que envolvem a diáfise ou parte média do corpo do úmero e que não envolvem as regiões metafisárias, proximal ou distal.

As fraturas diafisárias do úmero ocorrem na sua maioria das vezes por trauma direto sobre o úmero, essas fraturas normalmente são do tipo transverssa ou obliqua.

Transversas: Fraturas no sentido horizontal causada por trauma direto.

Obliquas ou Espiral: Fratura no sentido obliqua produzida por uma força rotacional.

Essas fraturas costumam consolidar bem, porem algumas podem vir a desenvolver pseudo-artroses, e nestes casos existe a necessidade de um tratamento cirúrgico. As fraturas diafisarias do úmero são tratadas da forma conservadora por gesso tipo pinça de confeiteiro, ou nos casos cirúrgicos por uso de fixação externa ou interna. As fixações internas podem ser feitas por colocação de placas e parafusos ou hastes intramedulares.

Tratamento Fisioterapeutico

O tratamento para a recuperação funcional deste paciente será direcionado principalmente para os movimentos do ombro, pois é o que fica mais limitado Nosso tratamento deve se iniciar com o uso de recursos analgésicos para facilitar a cinesioterapia, e os movimentos passivos suaves as técnicas de mobilização articular.

Os exercícios em abdução ativa do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com