TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcoes De Linguagem

Monografias: Funcoes De Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Toda linguagem tem um objetivo. A linguagem verbal, por sua vez, apresenta alguns objetivos muito claros e por isso devem ser estudados para que possamos melhor entendê-la e utilizá-la.

Locutor – o que emite a mensagem. Alocutário ou Interlocutor – o que participa da mensagem. Mensagem – o conjunto de informações transmitidas. Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o alocutário/interlocutor souber decodificar a mensagem. Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar... Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente. Ruído – qualquer perturbação na comunicação.

Funções da Linguagem

O linguista russo, Roman Jakobson, caracterizou seis funções de linguagem, ligadas ao ato da comunicação:

1. Função Referencial: também chamada de denotativa ou informativa, ocorre quando o objetivo é passar uma informação objetivas e impessoal no texto. É valorizado o objeto ou a situação de que se trata a mensagem sem manifestações pessoais ou persuasivas. “Entre a noite desta quarta-feira (20) e a madrugada de quinta- feira (21) será visível em todo o Brasil um eclipse total da Lua. Entre 0h01 e 0h51, o satélite natural vai ficar completamente sob a sombra da Terra, adquirindo uma cor avermelhada, em um espetáculo que poderá ser visto novamente desse modo apenas em 21 de dezembro de 2010. “

2. Função expressiva: também chamada de emotiva, passa para o texto marcas de atitudes pessoais como emoções, opiniões, avaliações, impressões pessoais a respeito de determinado assunto. Na função expressiva, o locutor é o produtor da mensagem, está centralizada no EU. O produtor mostra que está presente no texto mostrando emoções, por esse motivo ela normalmente vem escrita em primeira pessoa e de forma bem subjetiva. Em textos que utilizam a função emotiva há uma

FAINOR – FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE CURSO:________________________________ – 1ºSEMESTRE DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL PROF.ª – IVANA FERRAZ Data: ____/_____/______ Aluno (a): _________________________________________

presença marcante de figuras de linguagem, mensagens subentendidas, elementos nas entrelinhas, etc, comumente se utilizam desse tipo de linguagem em cartas, poesias líricas, memórias, biografias, entre outros.

Não adianta nem tentar Me esquecer Durante muito tempo em sua vida Eu vou viver (Roberto Carlos & Erasmo Carlos)

3. Função conativa: se dá quando a mensagem do texto busca seduzir, envolver o leitor/alocutário, levando-o a adotar um determinado comportamento. Na função conativa a presença do alocutário está marcada sempre por pronomes de tratamento ou da segunda pessoa e pelo uso do imperativo e do vocativo.

Antônio, venha cá! Compre um e leve três. Beba Coca-Cola. Se o terreno é difícil, use uma solução inteligente: Mercedes-Benz.

4. Função fática: é o canal por onde a mensagem caminha de quem a produz para quem com ela interage, tem o objetivo de estabelecer um contato ou comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com