TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES DE LINGUAGEM

Tese: FUNÇÕES DE LINGUAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Tese  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

1 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA COMUNICAÇÃO E AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM, APLICADAS À COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.

Os elementos que atuam ao se comunicar são:

O ambiente em que ocorre a comunicação influencia e determina a atuação do emissor da mensagem. Ele deve ter sensibilidade para perceber como agir naquele ambiente, naquela situação e adaptar sua fala ou texto ao momento.

O emissor é o elemento que inicia o processo de comunicação, é quem envia a mensagem através da palavra oral e escrita, gestos, expressões, desenhos etc., de tal forma que o receptor entenda.

Receptor é quem recebe a mensagem do emissor, tecnicamente decodifica a mensagem.

Mensagem constitui o teor expresso, ou seja, é o que a fonte deseja transmitir, podendo ser visual, auditiva ou audiovisual.

O retorno tem a percepção de como a comunicação está sendo recebida, levando em consideração o meio pelo qual a mensagem é comunicada.

FUNÇÕES DE LINGUAGEM

Podemos recorrer a vários tipos de linguagem quando fazemos uma comunicação. A escolha de uma função ou a combinação de várias funções visa à maior eficácia do ato de transmitir ideias e sentimentos.

Referencial – objetiva, clara, sem comentários, só procura informar. Exemplos do uso da função referencial: textos científicos, sínteses, comunicados, avisos.

Emotiva – subjetiva, com comentários. Encontramos, geralmente, em poesias, crônicas, cartas, resenhas críticas, discursos.

Conativa –persuasiva, quer influenciar, seduzir o receptor. A propaganda de ideias, a publicidade de produtos e de serviços são exemplos do uso dessa função.

Fática – preocupa-se com o canal de comunicação, procura estabelecer e facilitar a transmissão linguística. Vale-se, às vezes, de cacoetes como Certo? Né? Entendeu? Sabe?

Poética – valoriza a própria mensagem, vale-se do ritmo, dos sons, das figuras de linguagem. É frequente nos poemas, na oratória.

Metalinguística – preocupa-se com o código da linguagem. Um exemplo é a explicação de um texto.

2 SIGNOS LINQUISTICO E RUÍDO NA COMUNICAÇÃO.

O signo é qualquer coisa que faz referencia a outra coisa ou ideia. Cada signo possui um significado, ou seja, seu uso social, como é compreendido o conceito a ele associado, e também, um significante que é sua manifestação concreta (desenho, uma palavra, um gesto, um som).

Os signos têm significados diferentes em função do contexto em que se encontram. Há vários tipos de significados:

Significado gramatical: depende da relação com os outros signos dentro do discurso.

3 OS NÍVEIS DA FALA E A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Comunicação Empresarial é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das empresas. Ela engloba, nas empresas, a supervisão da assessoria de imprensa, o planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna — o que envolve o público interno, ou seja, os funcionários da corporação, e todo e qualquer relacionamento com o público externo, no âmbito corporativo. As atividades de Comunicação Empresarial ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa (não confundir com as marcas dos produtos) e, assim, cuida da imagem da empresa. Os profissionais desta área estão sempre preocupados com o relacionamento da empresa e seus funcionários, bem como junto com a sociedade e seus interlocutores.

Os níveis de fala compreendem o modo como o falante se manifesta nas diversas situações vividas.

O nível culto ou formal obedece às regras da norma culta, da gramática normativa. É freqüente em ambientes que exigem tal posicionamento do falante: em discursos, em sermões, apresentação de trabalhos científicos, em reuniões, etc. Logicamente, a escrita também seguirá padrões quando se trata de textos acadêmicos ou de teor científico.

O nível coloquial ou informal é a manifestação espontânea da língua. Independe de regras, apresentam gírias, restrição de vocabulário, formas subtraídas das palavras. Está presente nas conversas com amigos, familiares, pessoas com quem temos intimidade. É muito comum se ver o coloquialismo sendo utilizado em textos, principalmente da internet, como no MSN, no Orkut, blogs, etc.

4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL NAS EMPRESAS.

As pessoas se comunicam de diversas formas por diversos canais diferentes, segundo Robbins e Coulter (1998) “os métodos de comunicação mais utilizados pelas pessoas nas organizações são interação verbal ou oral, comunicações escritas, comunicação não-verbal e mídia eletrônica, como descritas a seguir:

ORAL – as pessoas normalmente se comunicam umas com as outras falando ou se comunicando oralmente. As formas conhecidas de comunicação oral incluem discursos, discussões formais entre duas pessoas e em grupo, discussões informais e os rumores.

ESCRITA – a comunicação escrita compreende memorandos, cartas, publicações da organização, relatórios da diretoria ou qualquer outro instrumento que transmita palavras escritas ou símbolos.

NÃO-VERBAL – algumas das comunicações mais significativas não são nem faladas nem escritas. É esse tipo de comunicação. Um alarme que toca alto ou uma luz vermelha em um cruzamento dizem coisas a você sem usar palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com