TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAU DA CRIANÇA

Projeto de pesquisa: GRAU DA CRIANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

VARIEDADES DE PIMENTÃO

As variedades mais comuns são o verde, o amarelo e o vermelho. O pimentão é originário do sul do México e América Central. O fruto tropical se espalhou pelo mundo após a chegada do colonizador europeu. Daqui foi levado para África, Europa e Ásia por embarcações portuguesas.

O pimentão é um vegetal do gênero Capsicum annuum. Possui sabor marcante e é muito utilizado na culinária. Os pimentões são um grupo de cultivares de pimenta doce, ou seja , são pimentas que não tem capsaicina e outros capsaicinoides nos frutos, que são as substâncias que produzem a sensação de ardência, e assim não são picantes. Ao comprá-lo é importante observar se a casca possui um aspecto brilhante e se estão limpos e firmes.

Espécie semiperene, pertence a família das solanáceas, a mesma da batata, tomate, jiló, berinjela e das pimentas em geral.

É uma hortaliça rica em vitaminas A, C, B1, B2, B5 e sais minerais, algumas variedades superam os teores encontrados em frutas cítricas, como laranja e limão. Mas, quando seco, a vitamina é quase totalmente eliminada, e no cozimento a perda chega a cerca de 60%. O pimentão ainda fornece boas quantidades de cálcio, fósforo e ferro e é dotado de baixa caloria, característica muito procurada pelos consumidores preocupados com o peso. Possui também propriedades que beneficiam pele, unhas e cabelos.

Porém, existem ainda os pimentões de cor roxa, branca e laranja, que são variedades exóticas.

Em local fresco, pode ser conservado de dois a quatro dias. Na geladeira, conserva-se por mais de uma semana se embalado corretamente.

Os maiores produtores de pimentão são a China, Turquia, Romênia e México. No Brasil os principais estados produtores são: Minas Gerais e São Paulo, com 40% de todo o volume nacional.

CLIMA

O ideal é um clima quente e úmido, com temperatura entre 21 C e 30 C. Em climas mais frios, o pimentão pode ser cultivado nos meses mais quentes do ano e também é muito comum o cultivo em estufas.

Apesar do pimentão crescer melhor em clima quente, temperaturas acima de 30 C podem reduzir o número e o tamanho dos frutos.

O CULTIVO DO PIMENTÃO

O cultivo pode se dar tanto em cmpo aberto quanto em estufas, sendo o cultivo em campo aberto responsável pela grande maioria da área ocupada com esse legume no Brasil, enquanto ao cultivo em estufas cabe a produção de frutos a serem comercializados maduros na coloração vermelha, amarela e outras.

A opção de híbrido tropical com tais características tem sido o híbrido Athenas que, por ser desenvolvido no Brasil, apresenta excelente adaptação às nossas condições climáticas com grande capacidade produtiva produzindo frutos uniformes em tamanho e formato do início ao fim do ciclo. Além de ter resistência ao fungo de solo phytophthora capsici, conhecido como murchadeira ou requeima do pimentão, muito comum em todo território brasileiro, principalmente em condições de alta temperatura e chuvas.

Outros problemas seriam as viroses ( PVY-m, TMV e CMV). O controle de tais doenças se dá através do controle do vetor ( tripés) responsável pela transmissão da doença de uma planta a outra. Um novo híbrido está sendo lançado no mercado apresentando dupla resistência ou seja, resistência tanto à phytophthora capsici quanto ao vírus PVY-m.

DICAS DE PRODUÇÃO

É uma planta exigente em temperatura, o pimentão prefere solos bem arejados, profundos, com boa drenagem dado que é uma planta sensível asfixia radicular, sobretudo se a variedade é de polpa grossa.

A ideal germinação se situa em volta de 25 C. A planta tem um desenvolvimento adequado com temperaturas entre 20 e 25 C, o desenvolvimento é deficiente quando a temperatura baixa de 15 C e nulo com temperaturas inferiores a 10 C. Acima de 35 C comprometem a floração e a frutificação provocando o aborto e a queda das flores, sobretudo se o ambiente é seco e pouco luminoso.

Com temperaturas inferiores a 8-10 C reduzem a quantidade dos frutos, dado que estas favorecem a formação de frutos partenocárpicos, que com poucas ou nenhuma semente, ficam deformados e sem valor comercial. A umidade relativa adequada se situa entre 50 e 70%. A umidade baixa combinada com altas temperaturas pode provocar a queda das flores.

INSTALAÇÃO DOS TUTORES

Em geral, pode-se dizer que a planta do pimentão tem uma necessidade uniforme da água durante seu ciclo. Em função do tipo de variedade e a época de plantio, pode ser necessário realizar um apoio às plantas através da utilização de tutores que tem de ser simples, forte e eficaz. Este apoio é realizado em geral utilizando pequenas estacas espetadas no solo a cada 2-4m ao longo da linha de plantio. Esses tutores servem para apoiar e firmar o fitilho que passa entre as plantas na linha de plantio evitando que as mesmas tombem pela ação do vento ou pelo peso dos frutos. Um excesso de rega provoca a podridão da raiz e do pé da planta.

CUIDADO E ADEQUAÇÃO DOS FATORES DE PRODUÇÃO

Tipo do solo (pesado, leve, arenoso),

Climatologia (calor, chuvas, etc),

Estado vegetativo da planta (enraizamento, floração, espessura dos frutos, vegetação excessiva, etc).

FERTILIZAÇÃO

Os adubos utilizados são a matéria orgânica e adubos minerais. A matéria orgânica habitualmente utilizada é esterco nos seus distintos tipos. Os adubos minerais levam fundamentalmente nitrogênio, fósforo e potássio e eventualmente microelementos, entre os quais o magnésio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com