TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Literario

Ensaios: Genero Literario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Gêneros Literários :È a expressão do sentimento maias intimo as emoções que provocam o universo interior do autor .Ele se divide em : poesia ,sátira,soneto,haícai, acróstico.

Gênero Narrativo :O autor estrutura uma historia quase sempre em prosa , que pode ser real ou fictício.Ele se divide: romance ,romance de aprendizagem , de policial, de psicológico, fabula , conto,crônica ,ensaio , poesia.

Gênero Dramático : hoje é complicado distinguir um drama de outro gênero, pois se converte a prática de qualquer produção literária em roteiros para apresentação nos palcos, Ele se divide: Farsa, Tragédia, Elegia e drama.

Um genero:

Fábula é uma composição literária em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.

 A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.

Por se tratar de um gênero transmitido oralmente, as fábulas costumam ter muitas versões. A mesma história ganha roupagens diferentes, em épocas e regiões diferentes.

São histórias que nos permitem conhecer a nós mesmos.

exemplo de fábula

A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa. Para ela foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.

-Sinto muito disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.

-Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar comigo. No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.  -Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estomago o que senti ontem.  Moral da história- Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »