TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros literários e suas indicações

Pesquisas Acadêmicas: Gêneros literários e suas indicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

Gêneros literários e suas indicações

O texto Contos de Fadas são textos fictícios mostrando o lado o bom (mocinho-a) e o lado ruim o (vilão-ã). Sempre no começo tem conflitos e com o desenrolar da historia as coisa vão se encaixando para acabar dando certo para um final feliz. E sempre tem uma mensagem de aviso. Dá apoio a linguagem oral por ter o prazer da leitura ou até dramatizar. E proporciona na escrita por produzir novo texto com os mesmos personagens.

O texto Poema é um texto em formas de versos, de linhas curtas e com rimas. Ele transmite emoções e sentimento do autor. Tem por uso a linguagem oral do texto onde dá oportunidade ao aluno expressar suas emoções.

O texto Historia em Quadrinhos são textos escritos em balões e contém imagens. Pode ser encontrados de forma de livretos ou curtos em partes dos jornais. E suas histórias são curtas e uma forma de prender atenção de seus leitores. Auxilia na linguagem oral e escrita onde possibilita o aluno a produzir textos curtos com os mesmo desenhos.

3. ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A COMPETÊNCIA DOS ALUNOS

O professor deve tratar o aluno como um ser único, mesmo quando cada criança aprende em tempos e de maneiras diferentes. Para todos os tipos de hipóteses de escrita existentes em uma sala de aula, o professor deve trabalhar frequentemente a escrita e a oralidade com as crianças, pois eles aprendem lendo e escrevendo. O professor deve propor atividades envolventes para seus alunos, utilizando recursos interessantes, como uma encenação do livro lido, associar palavras do texto aos objetos, enfim, existem várias maneiras de se trabalhar a linguagem oral e a escrita com as crianças. Baseado nisto, nosso grupo selecionou algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula. Dividimos as atividades em grupos de alunos com hipóteses de escritas diferentes.

• Alunos pré-silábicos

Propor aos alunos as seguintes atividades:

✓ Distinguir letras cursivas e bastão;

✓ Identificar as primeiras letras das palavras, classificando-as em vogal e consoante;

✓ Ouvir e compreender histórias.

• Alunos silábicos

Propor aos alunos as seguintes atividades:

✓ Todos deveriam estar com uma cópia do texto de um gênero qualquer sugerido pelo professor e acompanhar a leitura realizada em voz alta pelo mesmo;

✓ Que circulassem com uma determinada cor solicitada pelo professor, palavras que ele ditasse. O aluno deveria prestar atenção no som da palavra, e, então tentar encontrá-la no texto. Permitindo assim que, mesmo o aluno não estando alfabetizado, conseguisse identificar as palavras solicitadas através dos sons.

✓ Que produzissem um texto baseado na leitura feita pelo professor, pois mesmo sem o domínio da escrita, eles seriam capazes de escrever. A seguir cada um individualmente deveria contar ao professor o que escreveu e ao mesmo tempo o professor anotaria para depois fazer as comparações, verificando se houve ou não algum avanço do aluno.

A leitura e a escrita estão presentes na vida de uma forma dinâmica e direta que não se restringe e sequer se inicia na vida escolar, é importante que os professores ouçam os relatos dos alunos, as riquezas de situações que eles trazem, para que entendam que a leitura e a escrita não se limitam às salas de aula. O professor deve estar envolvido nesse processo para que ele funcione, deve estar preparado, ser um leitor acima de tudo experiente, pois o professor tem por obrigação buscar leituras além daquelas propostas em sala de aula para o seu aprimoramento. Aquele que lê e escreve no seu dia-a-dia profissional tende a ser mais capacitado para ler textos em geral e de compreendê-los mais facilmente. E isso não é privilégio de professores, embora o exercício dessa profissão contribua para o desenvolvimento de competências na leitura e na escrita.

O professor deve gostar de ler, o professor que lê com freqüência, além dos inúmeros benefícios que a leitura traz, adquire também facilidade para resolver conflitos. O professor que não tem o hábito de ler, não tem como estimular seu aluno a ser um leitor, não tem como passar para o mesmo a importância que a leitura e a escrita têm para a compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com