TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Narrativo

Trabalho Universitário: Genero Narrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Narrativa de Aventura

Ao longo dos séculos, a narrativa tem contado inúmeras aventuras, umas fictícias e outras reais, cativando e cultivando os leitores. Na narrativa de aventura, existe um herói, que vive situações perigosas e que alcança feitos absolutamente fantásticos. Alguns exemplos de narrativas de aventura são: A ilha do tesouro; As aventuras de Tom Sawyer; As viagens de Gulliver; Odisseia; Ilíada; Crônicas de Nárnia,

Narrativa Literária

A narrativa não pode existir sem alguns elementos essenciais. O acontecimento, que sem ele não existe a história. Aqueles que vivem os acontecimentos que são as personagens em tempos e espaços definidos e o narrador que é o elemento fundamental à narrativa, já que é ele que transmite a história e que faz a mediação entre ela e o ouvinte, o leitor ou o espectador.

Este são os mais conhecidos tipos de narrativa literária:

Romance: Esta narrativa aborda uma sitCrônica: Esta narrativa é um texto mais informal que conta perspectivas do dia-a-dia, onde várias vezes o cronista sutilmente denuncia através do seu texto algum problema de ordem social.

Fábula: Caracterizada por apresentar animais como personagens, a fábula tem o propósito de ensinar algo a nível moral ou éticAlgumas das fábulas mais conhecidas são da autoria de Esopo e La Fontaine. No caso do texto apresentar personagens inanimadas, este recebe então o nome de Apólogo, que mantém o mesmo propósito da fábula. Um caso conhecido é o apólogo da agulha e da linha, da autoria de Machado de Assis.

uação fictícia onde existem elementos da vida de uma ou várias personagens Literatura fantástica

O termo “fantástico”, presente no título deste verbete, é oriundo do latim phantasticus (-a,-um), que, por sua vez, provém do grego φανταστικός (phantastikós) - ambas as palavras provenientes de "fantasia". Refere-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade. É aplicável a um objeto como a literatura, pois o universo da literatura, por mais que se tente aproximá-la do real, está limitado ao fantasioso e ao ficcional. Todo texto fantástico tem elementos inverossímeis, imaginários, distantes da realidade dos homens. Há, como defende Jorge Luis Borges, uma causalidade de caráter mágico ligando os acontecimentos ao decorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com