TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual Do Arupamento Do Narrar

Trabalho Escolar: Genero Textual Do Arupamento Do Narrar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

Atualmente a criança se situa como um sujeito que detém seu espaço na sociedade uma pessoa que tem diretos que questiona possuidor de leis que a ampara, e até ciências dedicadas a elas. Porém esse pensamento de infância é extremamente moderno.

Segundo Rizzo, 2006 no passado a criança era tida como fruto de um estigma, pois representava o pecado de carne, que lhe dera origem, o pecado original. Para se ter uma idéia, nas igrejas as crianças para serem batizadas, as pias eram colocadas logo na entrada do templo para evitar que as crianças ainda bem pequeninas e pagãos circulassem pelas igrejas da época, por isso acreditava-se que era necessário uma educação essencialmente corretiva e disciplinadora para que podes se tornar-la boa,

Na sociedade medieval os filhos não tinham um aconchego da família, do lar, como o regime familiar era patriarcal os filhos eram propriedades dos pais, famílias que tinham condições financeiras mais abastadas costumavam-se entregar os filhos ás amas de leite, pois era vergonhoso a mãe amamentar e cuidariam até certa idade e depois eram entregue a pessoas que ensinariam as primeiras letras. Já as meninas eram mandas para o convento e ficavam lá até o pai arranjar um noivo e como não podia discordar eram forçadas a aceitar.

A situação piorava para a criança nas famílias menos abastadas, onde os meninos eram explorados com trabalhos pesados e as meninas trabalhavam desde cedo como domésticas.

Então a concepção de infância que conhecemos hoje é um conceito totalmente novo, um produto que advém das transformações históricas das sociedades, onde os significados e a valorização da infância nunca foram vistos da mesma forma, mas construídos e modificado de acordo e a organização de cada sociedade.

Está na constituição que todas as crianças tem direito a educação, absolutamente sem qualquer exceção, sem destituição ou discriminação por motivo de raça, sexo, língua religião ou origem social.

Na modernidade a educação aparece não mais com a versão de uma instituição de educação infantil como assistencialista, mas sim um espaço onde deve propiciar a criança o cuidar e o educar.

O RENEI orienta que o ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras e aprendizagens orientados de forma integrado e que possa contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

No mesmo documento cuidar significa dar atenção, como uma pessoa que está em constante crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo as suas necessidades.

Desta forma compreendemos que o cuidar caminha junto e a educar, sendo indissociáveis e cabe aos professores da educação infantil propiciar atividades que possibilite o entrosamento entre o cuidar, educar e o brincar oportunizando-a uma educação integral.

O planejamento é de suma importância para a ação pedagógica do professor, pois através dele que irá conseguir alcançar seus objetivos. Para fazer seu planejamento é preciso fazer uma analise da realidade de seus alunos, das condições que dispõem, para poder traças metas para alcançar o que seja. É importante que o planejamento seja flexível com direto a mudanças pois nem sempre conseguirá trabalhar de forma igual os conteúdos com todas crianças, precisando assim adequá-los a necessidades de cada um , ou seja , respeitando o ritmo e o desenvolvimento da criança.

Portanto não basta só o conhecimento do professor para um bom trabalho, é preciso que seja criativo autêntico e com compromisso com o ensino- aprendizagem e desenvolvimento do educando.

Esse planejar é um processo contínuo de tomada de decisões contemplando sempre o educar, o cuidar e o bricar.

E não há bom planejamento sem avaliação, pois é através da avaliação que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com