TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glaucia Machado de Aguiar Paço

Resenha: Glaucia Machado de Aguiar Paço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o texto escrito por Glaucia Machado de Aguiar Paço, a literatura é retratada como uma descoberta, onde a criança incorpora sonhos e realidades. A partir do séc.XIII, que é considerado o século das luzes, onde as crianças passaram a ser vistas como um ser diferente dos adultos, porque antes eram vistas como adultos em miniaturas e tinham que compartilhar das mesmas aventuras literárias dos adultos, julgando que a criança não tinha sentimentos de infância. Ao reformular essas concepções, percebeu-se que era necessário novo meio que articulassem e prepara-se a criança para o convívio social e assim a literatura infantil passou a fazer parte do ambiente escolar.

Na visão da autora Hercília Maria Fernandes a literatura é marcada pelas contradições da época, compreendidas pela idade média com seu surgimento na Europa, com características que foram determinantes para retratar os fatos em que a sociedade vivenciava durante esse período. De forma narrativa usavam-se os contos de fada para retratar a violência contra crianças e mulheres e ato heroicos. A literatura nesta época é considerada como forma de expressão e desabafo contra as opressões e crueldades cometidas.

Ao tratar do contexto histórico, Marcia Oliveira relata mudanças que surgiram juntamente com a Revolução Industrial, onde era preciso obter o controle, ampliando a e contendo as massas, onde o trabalho infantil era escravizado. Já que as crianças não poderiam mais trabalhar era preciso ocupa-las, e que precisavam tornar-se consumistas, e que era preciso educa-las para isso, surgindo os primeiros livros didáticos ou livros de histórias. Com pensamento pedagógico, voltado à construção de valores sociais, culturais e humanos. Como cita Marcia, que um homem cedo percebeu que a sociedade adulta estava perdida, em se tratando de valores. Segundo a autora Monteiro lobato soube traduzir todo esse universo infantil.

A leitura em nossos dias atuais tem sido tratada como de grande importância para o desenvolvimento da criança, e que a educação precisa promover mudanças de comportamento, levando as crianças a leitores assíduos. Dessa forma o professor também pode despertar esse interesse no aluno, fazendo visitas à biblioteca, onde seus conhecimentos são trabalhados além da sala de aula. Antes de trabalhar uma história com os alunos é preciso que o professor aprecie e goste dela, que demonstre entusiasmo ao conta-la. O professor ou o próprio aluno pode reconta-la ou modificar, de acordo com sua imaginação. O aluno passa a viver a história como se fosse algo que estivesse a confrontar com sua própria realidade.

Ao contextualizar as ideias explicitas do texto, percebe-se que a literatura juntamente com a leitura vem passando por um grande processo de transformação, desde seus primórdios. E que nem sempre foi vista como elemento chave para uma construção de humanidade. A literatura tomou rumos importantíssimos para o desenvolvimento infantil, conseguimos através dela abordar pequenos casos da vida cotidiana, ao fim de estabelecer uma educação moral, fazendo com que o aluno reflita. E cabe ao professor inserir o gosto da leitura no aluno, a escola precisa ser o grande incentivador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com