TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização E Exclusão: A Dialética Da Mundialização Do Capital,

Exames: Globalização E Exclusão: A Dialética Da Mundialização Do Capital,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

O propósito deste trabalho é repensar o processo de desenvolvimento do capitalismo, apontando para algumas das inúmeras contradições da sociedade global. São analisadas duas questões fundamentais: o crescente processo de exclusão social, de grande parte da população mundial, e o papel do Estado-Nação. Considera-se esta última questão extremamente relevante, pois diante de uma tendência intrínseca do sistema à concentração da riqueza, de um lado, e a expansão da pobreza, de outro, o Estado se apresenta como a única salvaguarda real dos interesses vitais dos excluídos em cada país. Discutem-se também alguns aspectos da crise atual do sistema capitalista e o impacto do modelo neoliberal no acirramento das contradições sociais e na polarização dos interesses de classe. Propõe-se uma reflexão sobre formas alternativas de organização social.

Palavras-chave: globalização, exclusão social, contradições do capitalismo, papel dos Estados nacionais.

As relações entre as ideias com uso de conectivos são essenciais para a manutenção do sentido do texto. No resumo extraído do artigo científico Globalização e Exclusão: A Dialética da Mundialização do Capital,deTania Steren dos Santos, observa-se grifado um termo que exerce a função de conectivo. Analise o termo citado, selecione a natureza do conectivo e disserte sobre a sua função no parágrafo, verificando se a substituição por outro elemento coesivo de mesmo sentido prejudicaria ou não o entendimento do texto.

Ordem

Natureza

Conectivos

1

Conclusão

Logo, portanto, pois.

2

Explicação

Pois, porque, porquanto.

Considera-se esta última questão extremamente relevante, pois diante de uma tendência intrínseca do sistema à concentração da riqueza, de um lado, e a expansão da pobreza, de outro, o Estado se apresenta como a única salvaguarda real dos interesses vitais dos excluídos em cada país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com