TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gráficos de apresentação

Seminário: Gráficos de apresentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  Seminário  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

NBR14724/2011

Módulo: Apresentação Gráfica

1 TAMANHO DO PAPEL

v As dissertações, teses, Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso, devem ser apresentadas em papel branco ou reciclado, no formato A-4 (21 cm x 29,7 cm), digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações;

v Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção da ficha catalográfica que devem vir no verso da folha de rosto.;

v Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

2 ESPACEJAMENTO

v No texto: deve-se usar o espacejamento 1,5 entre linhas

v Nas citações longas: notas de rodapé, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, devem ser digitadas em espaço simples;

v Na folha de rosto e folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração, devem ser digitados, em espaço simples;

v As referências, ao final do trabalho devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por um (1) espaço simples em branco. (NBR-14724, 2011, p. 10).

v Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que o sucede por um espaço entre linhas de 1,5. Da mesma forma os títulos da subseções devem ser separados do texto que os precede e os sucede por um espaço entre linhas de 1,5.

v Títulos que ocupam mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra do título e separados por um espaço entre linhas de 1,5.

Exemplo: 1 Estudo dos usuários das bibliotecas universitárias brasileiras relacionado aos projetos políticos

pedagógicos dos cursos de graduação

3 FONTE

Usar a fonte 12 para: Todo o trabalho, inclusive para a capa e para as referências

Usar tamanho menor para:

v Citações longas, com mais de três linhas

v Notas de rodapé

v Paginação

v Ficha catalográfica

Legendas e fontes das ilustrações e tabelas.

4 MARGEM

v As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

v As notas de rodapé devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre linhas e por um filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor.

Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita e usar espaço simples.

As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto.

5 NUMERAÇÃO DAS SEÇÕES (NBR 14724, 2011)

v Indicativo numérico das seções: precede seu título alinhado à esquerda separado por um espaço de caractere;

v Títulos sem indicativo numérico: Errata, Agradecimentos, Listas, Resumos, Sumário, Referências, Glossário, Apêndice, Anexo e Índice, devem ser centralizados

6 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA (NBR 6024, 2012)

Usa-se a numeração progressiva para as seções do texto

Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária;

Todas as seções devem conter um texto relacionado a elas;

Os títulos das seções devem ser destacados tipograficamente, de forma hierárquica, da primária a quinária. Podem ser usados os recursos gráficos de maiúscula, negrito itálico ou sublinhado e outros.

6.1 Alíneas

v Quando for necessário enumerar os diversos assuntos de uma seção (itens) estes podem ser subdivididos em alíneas ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses.

As alíneas, exceto a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com