TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Bibliografia

Artigo: História da Bibliografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  252 Visualizações

Uma bibliografia é uma lista estruturada de referências a livros ou outros documentos, designadamente artigos de periódicos, com características comuns, como por exemplo, o mesmo autor ou o mesmo assunto1 .

Uma bibliografia é constituída por referências bibliográficas, ou seja, pela identificação de cada uma das obras que constitui a bibliografia, através de elementos como o autor, o título, o local de edição, a editora e outros.

A primeira bibliografia publicada data de 1494 (Liber de scriptoribus ecclesiasticis)2 . Já a primeira bibliografia universal é de 1545 (Biblioteca universalis, de Conrad Gesner)3 . A primeira bibliografia nacional é inglesa e foi consagrada aos escrivãos (John Bale, 1549)4 .

Embora a palavra bibliografia só tenha surgido em 1633, a atividade que ela designa remonta à Antiguidade: catálogo, repertório, índice, inventário, e todas as formas pelas quais os eruditos têm procurado reunir, sobre um assunto ou dentro de uma disciplina, à informação mais completa.

A partir do século XVIII, a bibliografia se diversificou, tornando-se uma "ciência do livro", apurada no século XX com as técnicas de documentação.

Mais recentemente, com a invenção do meio virtual, a palavra bibliografia pôde englobar não só seus sentidos com livros e documentos impressos ou manuscritos, mas também com os ditos e-books (livros eletrônicos) e outros meios de publicação digital, entre eles a internet.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com