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Por:   •  21/3/2015  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

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Pergunta 1

1. Leia e analise o trecho a seguir e, considerando seu conteúdo, assinale a alternativa correta.

[...] A cultura é um fenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja, ela é construída socialmente, não herdadabiologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma imensa diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vidacoletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.

 a. Essa diversidade é desejada pelos agentes da globalização, pois é muito mais fácil veicular produtos, vendê-los, quando cada grupo tem um gosto, pensa deforma própria etc.

 b. A biologia, como um todo, não é responsável pela herança cultural, mas apenas a genética, área que permite entender a dinâmica cultural.

 c. A citada diversidade cultural é produzida pelo processo de globalização.

 d. A biologia é mais importante que a história quando se trata de fenômenos culturais.

e. Não há vida fora de uma coletividade, o ser humano não produz individualmente suas condições de existência, pois é um ser essencialmente social.  

0,5 pontos   

Pergunta 2

1. A partir das relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.

 a. A “Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789, é muito importante para a ideia de humanidade.

 b. Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano, tanto nas ciências biológicas quanto nas ciências humanas e do comportamento.

c. O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação. 

 d. A antropologia culturalista não tem condições de entrar em diálogo com a biologia pois não há relação entre as ciências humanas e biológicas.

 e. Não é possível acreditar-se em mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética.

0,5 pontos   

Pergunta 3

1. A respeito da relação entre Estado, nação e cultura é correto afirmar que:

 a. A totalidade de uma cultura, necessariamente, coincide com os traços nacionais.

 b. O conceito de nação está vinculado, basicamente, à dimensão biológica.

c. O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos. 

 d. A formação de grandes blocos econômicos destrói a soberania, a autonomia política dos Estados; afastando-os das negociações tanto comerciais quanto diplomáticas.

 e. Os Estados nacionais são formações separadas da cultura e não requerem território (recursos ambientais).

0,5 pontos   

Pergunta 4

1. A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.

Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original,sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deu origem.

Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por umtradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.

Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis dessesímbolo a sua própria realidade.

 a. A tatuagem tribal (a maori, por exemplo) conserva seu significado em contextos diferentes.

 b. Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois eles são absolutos, invariáveis em seus significados.

 c. Não se deve ficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura.

 d. O que a autora do texto quer dizer com convenção é que é uma maneira de os símbolos não sofrerem perdas ou mudanças quando transferidos de lugar.

e. O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.

0,5 pontos   

Pergunta 5

1. Considere a afirmação a seguir e assinale a alternativa que apresente uma versão antropológica correta para os efeitos da globalização. "[...] De uma cultura paraoutra, significados variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e utilizados para que nossacomunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos."

 a. A expansão do capitalismo global se faz respeitando as culturas locais.

 b. Cada vez mais o referido contexto é o da sociedade global, pois os lugares perdem totalmente seus significados.

 c. Significados sociais eram constituídos na relação desenvolvida entre os membros do grupo e entre estes e o entorno, raízes

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