TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinalidade

Artigos Científicos: Interdisciplinalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

A interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade é o diálogo entre diferentes disciplinas. Entretanto, a abordagem interdisciplinar só acontece quando os conteúdos das disciplinas se relacionam para a ampla compreensão de um tema estudado. "A relação entre as matérias é a base de tudo", afirma Luís Carlos de Menezes, professor da Universidade de São Paulo. Ao utilizar os conhecimentos de outras áreas que não são de seu domínio, você pode encontrar dificuldades. Mas aprender com os colegas é uma das grandes vantagens dessa prática, que estimula a pesquisa, a curiosidade e a vontade de ir aos detalhes para entender que o mundo não é disciplinar. O fato de duas áreas examinarem um mesmo objeto não garantem a interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade é muitas vezes confundida com a multidisciplinaridade, na qual só acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas, porém, cada disciplina envolvida mantém sua metodologia e teoria intacta, sem fazer modificações. Na multidisciplinariedade não há integração dos resultados. Desta forma, a interdisciplinaridade duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento, buscando relacionar diversos temas de estudo, adotando uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas, promovendo assim, a integração dos resultados obtidos.

A interação entre as matérias é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade.

Conforme a LDB nº 9394 / 96, a organização do currículo superou as disciplinas estanques, pretendendo a integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização.

O contexto dá significado ao conteúdo e deve basear-se na vida social, nos fatos do cotidiano e na convivência do aluno. Isto porque o aluno vive num mundo regido pela natureza, pelas relações sociais estando exposto à informação e a vários tipos de comunicação Portando, o cotidiano, o ambiente físico e social devem fazer a ponte entre o que se vive e o que se aprende na escola.

O mundo globalizado exigiu mudanças na educação, consequentemente exige que o professor seja atualizado, criativo, orientador e facilitador da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com