TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOÉTICA E INTERDISCIPLINALIDADE

Pesquisas Acadêmicas: BIOÉTICA E INTERDISCIPLINALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna?

No relatório de Belmont existem três princípios gerais; respeito pelas pessoas ( autônomo), beneficência ( fazer o bem beneficiar o próximo) e justiça ( caráter ou qualidade do que está em conformidade com o que é justo).

O ser humano é um ente autônomo capaz de deliberar seus objetivos pessoais e atuar sobre a direção desta deliberação e que também respeitar a autonomia significava dar valor as opiniões e escolhas de cada pessoa, evitando interferir nas suas ações. A autonomia significa lei para si mesmo e que expressa o direito que cada ser humano possui de se autogovernar agindo com suas próprias leis, e que também tem sido usada para diversas noções, incluindo, autogoverno, liberdade de direitos, escolha individual, agirem segundo a própria pessoa. Ex; que o médico respeite a vontade do paciente, ou do seu representante, dependendo de seus valores morais e crenças.

O relatório de Belmont fala claramente a ideia clássica da beneficência como caridade e considera esta como uma obrigação. Neste sentido, são formuladas como expressões complementares dos atos da beneficência, não causar dano, maximizar os benefícios e minimizar os possíveis riscos. É neste princípio que se baseia e por ele se orienta o modelo hipocrático que não admite escusa enquanto houver seres humanos que sofrem e necessitem de atenção médica e moral. O autor reafirma que a beneficência requer que os agentes morais no mínimo abstenham – se de prejudicar os outros, mas pode, também, abarcar obrigações de fazer o bem ao próximo e promover o seu bem estar.

O principio justiça, entendem os membros da comissão como a imparcialidade na distribuição de riscos e benefícios ou iguais devem ser tratados igualmente. O difícil está em saber quem são os iguais. Para os que estão na área de saúde o que se pretende com este principio é que toda atenção, todo cuidado e todo sistema de saúde sejam justos, em outras palavras, o principio de justiça é que nos obriga a garantir a distribuição justa, equitativa e universal dos benefícios dos serviços de saúde.

2) Explique a relação da bioética, com a interdisciplinaridade?

A bioética é considerada como sendo a ética aplicada ás questões da saúde e da pesquisa em seres humanos. A bioética aborda estes novos problemas de forma original, secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática. É o estudo interdisciplinar do conjunto das condições exigidas para uma administração responsável da vida humana, ou da pessoa humana, tendo em vista os progressos rápidos e complexos do saber e das tecnologias biomédicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com