TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduzir Novidades

Artigo: Introduzir Novidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

CONCEITO: Indica um tipo de estrutura que dispõe o indivíduo, com suas posições e seus papeis sociais, em diferentes camadas ou estratos da sociedade - classe alta( classe A ), classe média (classe b), classe baixa ( classe C). Esses estratos correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.

A estratificação social hierarquiza posições

• Distribuição dos indivíduos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade.

• Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.

TIPOS DE ESTRATIFICAÇÃO:

Econômica – Baseada na posse de bens materiais

Política– baseada na situação de poder de mando

Profissional – baseada na importância atribuída a determinadas profissões

CLASSES SOCIAIS

Para Marx:

Da divisão do trabalho surgem as classes. Para Marx, as classes não são constituídas de agregados de indivíduos, mas são definidas estruturalmente: as classes são efeito da estrutura. No modo de produção antigo as classes eram a dos patrícios e dos escravos; no modo de produção feudal, havia senhores e servos; no modo de produção capitalista, burgueses e operários. Há sempre uma relação de oposição entre duas classes, de modo que uma não existe sem a outra. Esta oposição ele chamou de luta de classes.

Para Lênin:

As classes são grandes grupos de pessoas que diferem umas das outras pelo lugar ocupado por elas num sistema historicamente determinado de produção social, por sua relação (na maioria dos casos fixada e formulada em lei) com os meios de produção, por seu papel na organização social do trabalho e, por conseqüência, pelas dimensões e métodos de adquirir a parcela da riqueza social de que disponham. As classes são grupos de pessoas onde uma se pode apropriar do trabalho de outra, devido aos lugares diferentes que ocupam num sistema definido de economia social

ESTAMENTO

Constitui uma forma de estratificação social com camadas sociais mais fechadas do que as classes sociais, e mais abertas do que as castas (tipo de sociedades ainda presentes na Índia, no qual o indivíduo desde o nascimento está obrigado a seguir um estilo de vida pré-determinado), reconhecidas por lei e geralmente ligadas ao conceito de honra. Historicamente, os estamentos caracterizaram a sociedade feudal durante a Idade Média.

Na obra de Max Weber, o conceito de estamento é ampliado. Passa a significar não propriamente um corpo homogêneo estratificado, mas sim uma certa teia de relacionamentos que constitui um determinado poder e influi em determinado campo de atividade.Estamento está ligado à esfera social, que é capaz de gerar comunidade. Estamento é um grupo social cuja característica principal é a consciência do sentido de pertencimento ao grupo. A luta por uma identidade social é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com