TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isso Porque O Alumínio não é Solúve

Casos: Isso Porque O Alumínio não é Solúve. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados e discussão

I.I) Quando foi colocada a água nada houve com o conjunto, mas assim que adicionado o acido, em nosso experimento o HCl em solução de 3 mol L-1, deu-se inicio a efervescência, isto é, iniciou-se a reação de dissociação do metal, Mg0, em MgCl2 e H2.

Mg0 + 2HCl = MgCl2 + H2

II.I) Todos os elementos do grupo 1 reagem com a água, incluindo a atmosférica, para formar hidróxidos, o Na0 reage fortemente com a água para estabilizar-se, formar o octeto e assim estar em uma forma mais estável, formando NaOH e H2 essa reação libera grande quantidade de calor.

2Na0 + 2H2O = 2NaOH(aq) + H2(g)

II.II) Os elementos do grupo 2 não são tão reativos quanto o do grupo 1. Isso ocorre pelo fato de que os metais alcalinos terrosos costumam formar óxidos e esses reagirem com a água para formar hidróxidos.

O experimento mostra que o magnésio é pouco reativo, por isso sua reação com água não é visível, mas se esperar alguns minutos e adicionar algumas gotas de fenolftaleína pode se observar que a solução tem caráter básico, isso mostra que o magnésio reagiu com a água para formar hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e gás hidrogênio (H2).

Mg0 + 2H2O = Mg(OH)2 + H2

III.I) Os nitratos do Grupo 2 são solúveis em água, mas os sulfatos não. A solubilidade desses compostos decresce de cima para baixa, sendo assim quando adicionou-se o sulfato de sódio, foi observado a precipitação nos tubos que contem o estrôncio e o bários, pois esses sulfatos são muito insolúveis em água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com