TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUA PORTUGUESA IV

Artigo: LINGUA PORTUGUESA IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  5.530 Palavras (23 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 23

ATIVIDADE

AULA 1

www.colegiosapiens.com

Você deverá resolver a questão abaixo e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual . Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail

NOME:

RGM:

DATA:08/08/13

- Leia a aula 1 na plataforma ou no Guia de Estudos.

- Acesse o site http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/os_sertoes.htm .

Navegue pela obra de Euclides da Cunha. Leia alguns trechos para que você tenha idéia do tipo de texto escrito pelo autor. NÃO SE ESQUEÇA QUE NOSSO OBJETO DE ESTUDO É O TEXTO LITERÁRIO. ELE DEVE SERVIR DE PONTO DE PARTIDA PARA A ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS. USE OS TEXTOS LITERÁRIOS PARA SUSTENTAR SUAS AFIRMAÇÕES, PARA EXEMPLICAR, PARA ILUSTRAR.

- Acesse http://www.youtube.com/watch?v=FicWeHAHv1I e assista ao vídeo (embora seja uma aula para Ensino Médio, a professora faz uma boa revisão do período pré-modernista. É importante, sobretudo, para aqueles que não viram esse conteúdo no Ensino Médio).

A seguir, você encontra um excerto extraído da obra de Alfredo Bosi e que servirá de base para as atividades das aulas 1 e 2.

VII. PRÉ-MODERNISMO E MODERNISMO

PRÉ-MODERNISMO

Creio que se pode chamar pré-modernista (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural.

O grosso da literatura anterior à "Semana" foi, como é sabido, pouco inovador. As obras, pontilhadas pela crítica de "neos" - neoparnasianas, neo-simbolistas, neo-românticas - traíam o marcar passo da cultura brasileira em pleno século da revolução industrial. Essa literatura já foi vista, em suas várias direções, nas páginas dedicadas aos epígonos do Realismo e do Simbolismo. No caso dos melhores prosadores regionais, como Simões Lopes e Valdomiro Silveira, poder-se-ia acusar um interesse pela terra diferente do revelado pelos naturalistas típicos, isto é, mais atento ao registro dos costumes e à verdade da fala rural; mas, em última análise, tratava-se de uma experiência limitada, incapaz de desvencilhar-se daquele conceito mimético de arte herdado ao Realismo naturalista.

Caberia ao romance de Lima Barreto e de Graça Aranha, ao largo ensaísmo social de Euclides, Alberto Tôrres, Oliveira Viana e Manuel Bonfim, e à vivência brasileira de Monteiro Lobato o papel histórico de mover as águas estagnadas pela belle époque, revelando, antes dos modernistas, as tensões que sofria a vida nacional.

[...]

Disponível em http://www.ufrgs.br/proin/versao_2/bosi/index03.html

Pesquise sobre o que foi a Belle Époque(lembre-se de que pesquisar não é copiar trechos da Internet. Pesquise, leia, compreenda e escreva com suas palavras. Pode citar pequenos trechos, desde que o faça corretamente – use aspas, indique o autor e de onde retirou a informação). Elabore um texto explicativo sobre a importância do pré-modernismo para a literatura brasileira (15 LINHAS, APROXIMADAMENTE). Não deixe de explicar o que significa a afirmação de Bosi, quando se refere a “mover as águas estagnadas pela belle époque”- deve ser pronunciado êpóque). Explique, ainda, por que Euclides da Cunha foi considerado um pré-modernista. Ao final da resposta, indique as fontes de pesquisa (mesmo que não tenha feito citações). (1.25)

A Belle Époque foi um período novo, de desenvolvimento de culturas que começou na Europa no final do século XIX e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial. A época foi marcada por várias transformações que traduziram novos modos de pensar e viver do cotidiano. Foi considerada como uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus, as novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, com uma grande mistura cultural e estilos de artes inspiradas na época. No Brasil, teve inicio em 1889 com a Proclamaçõa da Republica se estendendo até 1922, com o surgimento do Movimento Modernista e a realização da Semana da Arte Moderna em São Paulo. A bela época brasileira foi instalada aos poucos ganhando novos movimentos culturais por volta de 1925. Foi marcada como um grande período de desenvolvimento intelectual, com o nascimento do Impressionismo e da Art Nouveau e até hoje é relembrada como uma época de florescimento de beleza, de transformações, avanços e paz entre o território francês, onde este movimento se centralizou e se expandiu entre os países europeus mais próximos.

A Literatura se compôs de fases, as quais receberam distintas denominações, como: escolas literárias, estéticas literárias, estilos da época, dentre outras. Estes períodos foram ligados a um contexto cultural, social, político e econômico que perfizeram a história da humanidade.

A afirmação de Bosi, quando se refere a “mover as águas estagnadas pela belle époque” é: mover as culturas e estilos da época, trazendo através da literatura uma nova fase de modernização mostrando a realidade dos costumes brasileiros em todos os contextos: sociais, político e econômico.

O pré- modernismo foi um movimento que despontou com uma literatura crítica vinculada ao passado e visando o futuro, considerado como um período de transição que abrangeu as produções literárias de caráter crítico. Devido vários movimentos grevistas e as divisões entre as classes, aristocracia e classe média, na qual a elite seguia as tendências européias e o povo as manifestações populares, despertou nos autores o desejo de retratar essas desigualdades entre a sociedade da época. A Literatura se compõe de fases, as quais recebem distintas denominações, bem como: escolas literárias, estéticas literárias, estilos de época, dentre outras. São períodos estritamente ligados a todo um contexto cultural, social, político e econômico que perfizeram a história da humanidade.

Na prosa, os autores trabalhavam com temas de denuncia social, apontando as falhas de uma sociedade dividida e apresentando como tema a realidade da vida brasileira e seus problemas, através de personagens tipicamente brasileiros como: o caipira, o sertanejo e representante da classe média. A poesia destacou-se entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com