TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Seminário: LOGÍSTICA INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  Seminário  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Com o advento da globalização e ações subsequentes como o MERCOSUL, por exemplo, a logística voltada à área internacional ganhou dimensões expressivas dentro das organizações.

Hoje é extremamente comum verificar vagas de empregos na área de logística solicitando fluência em espanhol e inglês, coisa que a uma década atrás não se imaginava se tornar tão comum.

Está evolução trás consigo oportunidades e obrigações, pois provoca que o profissional da área esteja sempre em constante aprendizado. Atualmente não basta apenas fazer um curso de especialização, pois isto não lhe garantirá a sua aposentadoria, pois a concorrência é mundial.

O profissional de logística deve se modernizar, procurar sempre por novas ideias e alternativas, estar antenado ao mercado mundial e conhecer cada vez mais da sua área de atuação, pois hoje vivemos em um mundo sem fronteiras.

É Preciso conhecer não apenas a legislação de seu país, regras aduaneira e processos de exportação, como também se tornou necessária dominar o conhecimento dos tramites de transportes e regras do mercado internacional, as regras impostos, as alterações de processo, seguros. É preciso estar antenado e ligado ao planeta, pois a qualquer momento pode surgir uma oportunidade de um bom negócio.

Questões

1) Explique como funciona o comércio internacional no brasil?

O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade , mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional.

O comércio exterior brasileiro é descentralizado, não possuindo um órgão específico para a atividade. Em outros países, como na Itália, existe uma pasta exclusiva para os negócios internacionais, o Ministério do Comércio Exterior. Aqui, a gestão se dá por áreas de competências, como Política de Comércio Exterior, Política Fiscal, Política Financeira, Políticas Bilaterais de Relações Internacionais, entre outras.

2) Escreva o que é siscomex? Explique cada um de seus canais.

É um sistema informatizado que interliga exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, comissários, transportadores e outras entidades ao Decex - Departamento de Operações de Comércio Exterior, Banco Central e à Secretaria da Receita Federal.

Permite processar o registro de operações de importação e exportação.

O SISCOMEX foi implantado em 1993 para agilizar e desburocratizar as operações de exportação As entidades interessadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com