TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LPI Portuguesa

Pesquisas Acadêmicas: LPI Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE I

O HOMEM E A LINGUAGEM.

1.

Na busca da compreensão da linguagem o homem procura respostas de sua própria origem. Como a sociedade e o homem não são estáticos, a língua também não é, ela está em constante evolução. A linguagem é essencial na vida do homem, é uma necessidade social, torna-se o instrumento para a interação social, é o elo entre as pessoas, permite ao homem estruturar e transmitir pensamentos, vontades, experiências, sentimentos e conhecimentos. Quanto mais o homem conhece e domina a linguagem, maior sua interação na sociedade, em seu meio e em outras culturas também. Conhecendo a língua tenta-se adequá-la ao ambiente, ao momento e ao receptor, para se fazer entender. O domínio da língua permite ao homem estar em permanente contato com o mundo e exercer sua cidadania.

2.

A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação. Por meio dela, podemos influenciar uma pessoa, transferindo nosso ponto de vista a respeito de um determinado assunto, quando a dominamos bem, temos mais argumentos para mudar uma opinião, podemos persuadir uma pessoa a fazer o que queremos. A linguagem também pode ajudar a construir ou mesmo a destruir a imagem física ou emocional de uma pessoa, dependendo da forma em que for usada. Com ela podemos enganar, prometer, opinar, mentir. A intenção é que comanda o uso da palavra, sabendo manipular a linguagem, podemos passar da palavra à ação. A linguagem também é considerada conservação de ideologias, pois, transmitimos idéias, conceitos, pensamentos, doutrinas, comportamentos e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, que prevalece sobre a sociedade. Ideologia é considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento e não da força, que muitas vezes encobre ou retarda o conhecimento da realidade. Os ideais de conduta ou valores aceitos na sociedade em geral, são transmitidos e conservados de geração em geração, através da linguagem. A escola é formadora de opiniões, já que é a provedora do conhecimento.

3. Anulada

4.

Entender a linguagem é essencial para quem trabalha com crianças. Tanto a linguagem verbal, quanto a não verbal é utilizada constantemente por nós professores em tudo em sala de aula, nas brincadeiras, músicas, jogos, histórias. Através da linguagem, além de transmitir conhecimento, aprendemos a nos relacionar, a nos comunicar, a ter acesso à informação, a exercer a cidadania, etc. Aprendemos também a entender a criança e a individualizá-la, transmitindo pensamentos e formando opiniões. É através da oralidade que a criança consegue mostrar o quanto aprendeu antes mesmo dominar a escrita.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »