TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portugues

Trabalho Escolar: Lingua Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

1. PosêidonBeatrizLuiz HenriqueAndréVitor8º ano B

2. Pesquisa apresentada ádisciplina Língua Portuguesa, realizada sob a orientação das professoras: Luciana Diogo e Maria Ferreira .E.M.E.F. Plínio Ayrosa - 2011

3. A história de Posêidon As tempestades que, segundo Homero, Posêidon provocou para evitar que Ulisses (Odisseu), que o ofendera, retornasse à pátria, são um exemplo característico do temperamento irado que a Mitologia Grega atribuía a esse deus. Posêidon (ou Posídon), deus grego dos mares, era filho de Cronos, deus do tempo, e Réia, deusa da fertilidade.

4. Eram seus irmãos Zeus, o principal deus do panteão grego, e Hades, deus dos infernos. Quando os três irmãos depuseram o pai e partilharam entre si o mundo, coube a Posêidon o reino das águas. Seu palácio situava-se no fundo do Mar, Egeu e sua arma era o tridente, com que provocava maremotos, tremores de terra e fazia brotar água do solo.

5. Pai de Pégaso, o cavalo alado gerado por Medusa, esteve sempre associado aos equinos e por isso se admite que tenha chegado à Grécia como deus dos antigos helenos, que também levaram à região os primeiros cavalos. O temperamento impetuoso de Posêidon, cuja esposa era Anfitrite, conduziu-o a numerosos amores.

6. Como pai de Pélias e Nereu, gerados pela princesa Tiro, era o ancestral divino das casas reais de Tessália e Messênia. Seus outros filhos eram, na maioria, seres gigantescos e de natureza selvagem, como Órion, Anteu e o Ciclope Polifemo. Embora tenha perdido uma disputa com Atena pela soberania da Ática, foi também cultuado ali. Em sua honra celebravam-se os Jogos Ístmicos, constituídos de competições atléticas e torneios de música e poesia, realizados a cada dois anos no istmo de Corinto.

7. (Posêidon, estátua grega no museu em Atenas)

8. Características de PosêidonPosêidon tem a ligação com o mar e representa-o como um homem forte, de barbas brancas, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos. A Mitologia Romana identificou-o com o deus Netuno.

10. O que representa na mitologia gregaPosêídoné o deus do mar, e o terceiro filho dos titãs Cronos e Réia e irmão de Zeus e Hades. O deus equivalente na mitologia romana éNeptuno. Também conhecido como deus dos terremotos e dos cavalos. O símbolo mais comumente associado a ele é o tridente.Ele representa a vida, a vida nas águas e um homem forte, de barbas brancas, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos.

11. (Posêidon, 550-520 a.C. – peça depositada no Louvre)

12. Os filhos de PosêidonBoeotus e Heleno, por Antíopa, filha de ÉoloAgenor e Belo, por Líbia, filha de ÉpafoBelerofonte, por Eurínome, filha de NisoLeuconoe por Temisto, filha de HipseuHirieu, por Alcíone (filha de Atlas)Abas por Arethusa, filha de NereuEphoceus por Alcíone (filha de Atlas)Dictys por Agamede, filha de AúgiasEvadne por Lena, filha de LeucippusMegareu por Oenope, filha de EpopeuCygnus por Calyce, filha de HecatoPericlymenus e Anceu por Astipaleia, filha de FênixNeleu e Pélias por Tiro (mitologia), filha de SalmoneuEupemus, Lico e Nicteu por Celaeno, filha de ErgeusEumolpo por Quíone, filha de ÁquiloMetus por Melite, filha de Busiris

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com