TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Brasileira

Exames: Literatura Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

O trabalho que será apresentado foi uma pesquisa através de livros e sites de internet sobre a literatura brasileira, desde o início, no caso, da vinda dos primeiros exploradores ao país em 1500 até uma parte dos tempos de hoje, o trabalho vai mostrar também, algumas questões que foram feitas para os alunos de ensino médio e algumas poesias irão ser mostradas.

Além disso, esse trabalho está acompanhado de um cd que fala das fases da literatura brasileira.

Perguntas

1)Quais as caracteristicas do Barroco presentes nas obras de Gregório de Matos e padre Antônio Vieira? Comprove em pequenas passagens do texto.

2)O auto dá barca do inferno é representação de quê? Quais as críticas que confere e a quem? Quem é o culpado, quanto à condenação do inferno?

3)Quais as características do arcadismo? E os principais autores, que obras o representam?

4)Dê as características gerais do romantismo e cite as 3 gerações da poesia romantica. Cite os principais autores e obras.

5)Quais as obras de: Ávares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela?

6)Em que periodo se enquadram as poesias de causas sociais, cujo reprentante maior é Castro Alves?

7)Cite 2 romances do romantismo e seus autores.

8)Por que José Alencar pode ser enquadrado também como autor regionalista? Qual sua principal obra?

Respostas

1) Quem faz os círios mesquinhos?... Meirinhos.

Quem faz as farinhas tardas?... Guardas.

Quem as tem nos aposentos?... Sargentos.

Os círios lá vem aos centos,

E a terra fica esfaimando,

Porque os vão atravessando

Meirinhos, guardas, sargentos.

2) O auto dá barca do inferno é representação da temática religiosa como pretexto para a crítica de costumes e é normalmente classificada como "auto de moralidade", mas muitas vezes aproximando-se da farsa. As críticas conferem ao diabo que tenta fazer com que os mortos que estão nas barca fosse para a sua, pois, elas ainda tinham característica humanas.

3) Uma linguagem mais simples e natural, além de idéias mais claras e facilmente compreeendidas. Os principais autores do arcadismo são Basílio da Gama, Claudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.

4) São pregados o subjetivismo, a individualidade, a valorização da paisagem física e social; as tradições e lutas político-sociais do momento. Apesar de muito das coisas nacionais, o romantismo no Brasil também se preocupa com as temáticas universais, sendo um movimento bastante rico. As três fases do romantismo são: a) 1ª Geração  - conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" e, portanto, o símbolo cultural do Brasil. b) 2ª Geração - conhecida como Mal do século, Byroniana ou fase ultra-romântica. Os escritores desta época retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade. Muitos escritores deste período morreram ainda jovens. c) 3ª Geração - conhecida como geração condoreira, poesia social ou hugoana. textos marcados por crítica social.

5)Álvares de Azevedo: Liar dos vinte anos, Noite na taverna, Macário e Conde Lopo; Casemiro de Abreu: Primaveras, Meus oito anos; Fagundes Varela: Noturnas, O estandarte auriverde, Vozes da América, Cantos e Fantasias, Contos religiosos, Anchieta ou O evangelho das selvas; Junqueira Freire: Inspirações do claustro e Contradições poéticas.

6) As poesias de Castro Alves se enquadram no período do romance de 30, pois, em seus versos existia uma sensualidade que encantava seus leitores.

7) “Iracema” de José de Alencar e “Noite na taverna” de Álvares de Azevedo.

8) É que em parte de suas obras literarias, fala do Brasil com todo o seu amor, como demostrado na obra Iracema e Guarani.

Como ocorreu a

literatura no Brasil?

Assim como o Brasil viveu profundas mudanças após a chegada da família Real, em 1808, e a proclamação da independência, em 1822, as manifestações literárias brasileiras também diferem de forma significativa se forem levadas em conta as produções coloniais e aquelas feitas pea nação já independente, quando a identidade nacional se afirma e os laços de dependência com a leitura portuguesa se rompem.

As primeiras manifestações literárias ocorridas no Brasil foram um reflexo fiel do que ocorria em Portugal à época do descobrimento: o gosto pela crônica histórica decorrente do entusiasmo com as grandes navegações e descobertas, o teatro popular e a poesia lírica e épica de Camões. Para muitos autores, a carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, descrevendo as belezas do novo país é o marco inicial da literatura brasileira, assim como os relatos de vários cronistas portugueses que estiveram no Brasil, como Pero de Magalhães de Gandavo e Gabriel Soares de Souza, e os poemas e sermões escritos por jesuídas que tinham por objetivo a catequese dos índios. Os de maior renome são os de autoria de Manoel de Nóbrega e José Anchieta. Nesse periodo, em que o Brasil mais imitava que inovava, seguindo as tendências portuguesas e não sendo ainda uma nação propriamente dita, destacam-se dois movimentos: o Barroco e o Arcadismo.

Barroco

A linguagem barroca preocupa-se coma elegância, havendo o predomínio da idéia abstrata e da valorização dos sentidos sobre o materialismo. Os vocábulos usados são geralmente raros, derivados do latim sendo comum a inversão das frases, que leva freqüentemente ao não-entendimento das mesmas ou à distoção de idéias e pensamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com