TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA PORTUGUESA

Artigo: LÍNGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  Artigo  •  7.158 Palavras (29 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 29

APROVANDO CENTRO DE ESTUDOS

MÓDULO DE PORTUGUÊS BÁSICO

LÍNGUA PORTUGUESA

HENRIQUE CASTELO BRANCO

Cespe/Unb 2013 – Analista Administrativo

Entre os fatores que contribuem para a perda de qualidade de vida estão as péssimas condições de habitação e transporte no espaço urbano, que atingem sobremaneira a população empobrecida. A urbanização irresponsável causada pelo processo de industrialização e pela ausência de reforma agrária faz com que o direito de moradia e o de locomoção, ainda que direitos originários de necessidades humanas básicas, expressos na Constituição, sejam sistematicamente ignorados, o que compromete o descanso, o bem-estar e a paz dos trabalhadores nas grandes cidades. Em vista disso, os trabalhadores não podem sequer recompor diariamente suas forças.

Temos observado que os empregados dos postos de trabalho de pior remuneração são os que moram mais distantes dos locais de trabalho e cotidianamente saem de casa duas ou três horas antes da jornada, gastando o mesmo tempo para retornarem às suas casas. Causa-nos indignação constatar que esses empregados consomem o equivalente à metade do tempo remunerado (e mal remunerado) para o deslocamento de suas casas até o trabalho e em péssimas condições de transporte, sempre em pé nos ônibus superlotados, ou esperando em longas filas. Às vezes, ainda somos hipócritas, receitando para esses trabalhadores fórmulas para melhorarem de vida. Sugerimos que voltem a estudar para ocuparem postos mais qualificados e com melhor remuneração, mas, no fundo, sabemos que é impossível, para eles, dispor de tempo para cuidar da formação profissional perdida. Por outro lado, a classe média pode até se dar ao luxo de ter mais de um emprego, porque tem o seu próprio transporte, mesmo vivendo na ilusão de que, se trabalhar muito, poderá ganhar mais e acumular dinheiro, para, um dia, enfim, poder curtir a vida. Só que, para muitos, esse dia não chega; as doenças modernas chegam primeiro. Cabe aqui acrescentar outras necessidades humanas que têm sido sistematicamente relegadas a segundo plano. São elas os valores culturais, que incluem os saberes, as paisagens naturais, os costumes e as tradições populares. A urbanização acelerada em todo o mundo foi a responsável pela perda da qualidade de vida de muitos trabalhadores, apesar de aparentemente ter criado melhores condições de vida para parte da população.

Delze dos Santos Laureano. O meio ambiente e o trabalho: a dignidade humana neste espaço. Internet: <www.ecodebate.com.br> (com adaptações)

A respeito das ideias do texto, julgue os itens a seguir.

I - O processo de industrialização e a inexistência de reforma agrária no país são os responsáveis pela “urbanização irresponsável” (R.4).

II - O texto sugere que a falta de investimento em melhoria de vida pelos trabalhadores mal remunerados está associada à falta de tempo disponível dessas pessoas para atividades dessa natureza.

III - O texto, de forma geral, questiona os benefícios do crescimento urbano acelerado para a população.

IV - De acordo com o texto, o governo brasileiro é negligente com relação às necessidades básicas da classe operária.

V - Infere-se do texto que as más condições de habitação e de transporte nas cidades contribuem para a deterioração do meio ambiente.

(UFMT 2008 – ECONOMISTA DA UFMT)

Pensei que a vida se parece com um quebra-cabeça. Quebra-cabeças: milhares de peças espalhadas sobre a mesa, uma bagunça enorme, que não faz sentido. Mas as caixas dos quebra-cabeças que se compram nas lojas dizem que a bagunça pode se transformar em beleza: elas trazem impresso o modelo, que pode ser um lago, um castelo, um menina lendo um livro, um jardim, um anjo tocando bandolim... Gastamos então horas e horas (eu já gastei meses...) pacientemente trabalhando para transformar o caos em sentido. Pois eu pensei que a vida é um quebra-cabeça com milhares, milhões de peças. Mas acontece que o quebra-cabeça da vida não vem acompanhado de um modelo. Não sabemos o seu sentido. Não sabemos como é a sua beleza. O modelo precisa ser inventado. E é somente o coração, ajudado pela inteligência, que pode fazer isto. Os dois se põem, então, a trabalhar. Observam as peças, conferem as cores, examinam as formas e, repentinamente, aparece um modelo, produzido pela magia da imaginação. O modelo não foi visto, porque ele não está em lugar algum. Ele é um sonho! Mas, se é que não sabem, que aprendam: a vida é feita com sonhos!

Se o sonho nos parecer belo, começaremos a organizar as peças fragmentárias da nossa vida para que o sonho se torne realidade porque desejamos que a vida seja bela. Certezas não há. Mas se o sonho nos seduzir por sua beleza, teremos coragem para apostar nele a nossa vida inteira. Apostar a nossa vida num sonho, sem certeza alguma, é isso que se chama fé. A essa beleza invisível, sonhada, que nos seduz e chama, eu dou o nome de Deus... Como disse Fernando Pessoa: “Deus quer. O homem sonha. A obra nasce.”

(Rubemalves.com.br/quartodebadulaquesXXX)

01 - Qual a temática do texto?

A) O quebra-cabeça como uma boa distração.

B) A importância de Deus para os católicos.

C) A necessidade de sonhos.

D) A beleza da vida e sua imprevisibilidade.

E) A falta de planejamento para a vida.

02 - Rubem Alves estrutura seu texto sob a forma de

A) comparação.

B) enumeração.

C) generalização de conclusões particulares.

D) exemplos e contra-exemplos.

E) gradação.

03 - A respeito da linguagem do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O texto exemplifica a variedade culta da língua, com usos próprios à escrita.

( ) O texto se caracteriza pela variedade oral-informal da língua, ignorando a sintaxe de regência e de concordância proposta pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com