TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA PORTUGUESA BACEN

Tese: LÍNGUA PORTUGUESA BACEN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  Tese  •  10.015 Palavras (41 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 41

LÍNGUA PORTUGUESA

BACEN/2002 – ANALISTA b.1 – GABARITO 1 – Questões de 1 a 13

O texto abaixo serve de base para as questões 01e 02.

O processo de reestruturação da economia brasileira alterou radicalmente o cenário _____1_______ atuavam as instituições financeiras. A abertura da economia, _____2_______ incremento das importações e exportações, além de exigir o desenvolvimento de produtos e serviços ágeis no mercado de câmbio, revelou o grau de ineficiência de alguns setores industriais e comerciais domésticos, com baixa lucratividade e deseconomias, ______3______ refletir-se na incapacidade de recuperação de empréstimos concedidos pelos bancos. ______4______, atuou o corte de subsídios a alguns setores econômicos, aumentando o grau de inadimplência para com o sistema bancário. Além disso, as políticas monetária e fiscal restritivas adotadas a partir da implementação do Plano Real contribuíam adicionalmente para as dificuldades creditícias enfrentadas por alguns setores da economia, ____5_____ forma passageira.

(www.bcb.gov.br)

01) Assinale a opção em que uma das sugestões não preenche a lacuna com coesão e coerência.

a) 1 em que / no qual

b) 5 mesmo que de / apesar de

c) 3 que passou a / o que veio a

d) 4 No mesmo sentido / Com a mesma orientação

e) 2 acompanhada do conseqüente / seguida naturalmente do

02) Assinale a opção que não dá continuidade ao texto, de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta.

a) O que evidenciou uma relativa incapacidade de algumas instituições financeiras promoverem, espontânea e tempestivamente, os ajustes necessários para sua sobrevivência no novo ambiente econômico foi a conjugação desses fatos anteriormente enumerados ao desaparecimento do "imposto inflacionário", após a estabilização da economia.

b) Conjugado ao desaparecimento do "imposto inflacionário", após a estabilização da economia, esse conjunto de fatores evidenciou uma relativa incapacidade de algumas instituições financeiras promoverem, espontânea e tempestivamente, os ajustes necessários para sua sobrevivência no novo ambiente econômico.

c) Uma relativa incapacidade de algumas instituições financeiras promoverem, espontânea e tempestivamente, os ajustes necessários para sua sobrevivência no novo ambiente econômico foi evidenciada em razão da conjugação desses fatos ao desaparecimento do "imposto inflacionário" ocorrido após a estabilização da economia.

d) Associada ao desaparecimento do "imposto inflacionário", após a estabilização da economia, essa conjuntura evidenciou uma relativa incapacidade de algumas instituições financeiras promoverem, espontânea e tempestivamente, os ajustes necessários para sua sobrevivência no novo ambiente econômico.

e) Todos esses fatos, conjugados com o desaparecimento do "imposto inflacionário", após a estabilização da economia, evidenciou-se uma relativa incapacidade de algumas instituições financeiras promoverem, espontânea e tempestivamente, os ajustes necessários para sua sobrevivência no novo ambiente econômico.

Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.

A população sertaneja é e será monarquista por muito tempo, porque no estágio inferior da evolução social em que se acha, falece-lhe a precisa capacidade mental para compreender e aceitar a substituição do representante concreto do poder pela abstração que ele encarna, pela lei. Ela carece instintivamente de um rei, de um chefe, de um homem que a dirija, que a conduza e, por muito tempo ainda, o Presidente da República, os presidentes dos Estados, os chefes políticos locais serão o seu rei, como, na sua inferioridade religiosa, o sacerdote e as imagens continuam a ser os seus deuses. Serão monarquistas como são fetichistas, menos por ignorância do que por um desenvolvimento intelectual, ético e religioso, insuficiente ou incompleto.

(Raimundo Nina Rodrigues, As Coletividades Anormais, S. Paulo, 1939)

03) Julgue se as proposições 1, 2 e 3 expressam a leitura correta do texto, reproduzindo as idéias nele contidas sem distorcer e desvirtuar a significação textual. Marque, a seguir, a opção correta.

1. Dada a situação de repúdio às relações sociais do homem sertanejo, falece-lhe a capacidade mental responsável pelo pensamento abstrato.

2. No aspecto religioso, a população sertaneja padece da mesma inferioridade que demonstra ter em relação à representação política.

3. Menos por ingenuidade e mais por ignorância, a população do interior adere instintivamente e se submete passivamente ao ideário monarquista.

a) Está correta apenas a proposição 1.

b) Todas as proposições estão incorretas.

c) Estão incorretas as proposições 1 e 3.

d) Todas as proposições estão corretas.

e) Estão corretas as proposições 1 e 2.

04) Assinale o parágrafo que, ao dar continuidade ao trecho de Raimundo Nina Rodrigues, produz uma ruptura na linha de argumentação e de desenvolvimento das idéias do texto.

a) Conseqüentemente, o que predomina soberana é a vontade, são os sentimentos ou os interesses pessoais dos chefes, régulos ou mandões, diante dos quais as maiores garantias da liberdade individual ou se transformam em recurso de perseguição contra inocentes, se desafetos, ou se anulam em benefício de criminosos quando amigos.

b) O que é pueril é exigir que essas populações compreendam que a federação republicana é a condição, a garantia da futura unidade política de um vasto país que não pode oferecer a centralização governamental da Monarquia.

c) Todas as grandes instituições que, na civilização deste fim de século, garantem a liberdade individual e dão o cunho da igualdade dos cidadãos perante a lei são mal compreendidas, sofismadas e anuladas por essa gente.

d) Seria ingênuo esperar que pudesse ser outro o sentimento político do sertanejo; seria preciso negar a evolução política e admitir que os povos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com