TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA PORTUGUESA DIXIS

Exames: LÍNGUA PORTUGUESA DIXIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

LÍNGUA PORTUGUESA

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIODO DE OLINDA

RIBEIRÃO 27 DE SETEMBRO DE 2013

CURSO: PEDAGOGIA

CADEIRA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA:

ALUNA:

TEMAS: DEIXIS / DEÍTICOS

TIPOLOGIA TEXTUAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

DEIXIS / DEÍTICOS, TIPOLOGIA TEXTUAL PRODUÇÃO DE TEXTO

Podemos afirmar que a dêixis é um conjunto de palavras ou expressões que ajudam as pessoas se comunicarem através de seus elementos. Ao realizar um ato de comunicação verbal, o individuo escolhe, seleciona as palavras, para depois organizá-las, combiná-las, conforme a sua vontade.

Todo esse trabalho de seleção e combinação não é aleatório, não é realizado por acaso, mas está intimamente ligado a intenção dos elementos.

Então, dizemos que a linguagem passa a ter suas funções: quando se estabelece uma comunicação, as pessoas selecionam as palavras que vão constituir o texto. Escolhem também qual vai ser a estrutura do texto, dessa forma, quando estabelece uma comunicação, todos os fatores entram em jogo.

Sendo assim ocorre a predominância de texto prevalecendo uma determinada função da linguagem.

A maior ou menos relevância de um desses elementos (locutor, interlocutor, mensagem) durante o ato de comunicação possibilita-nos colocar em evidência seis funções essenciais da linguagem. Então dependendo do objetivo que o locutor desejar atingir com seu texto, nele vai predominar uma determinada função.

A tipologia de várias descrições: narrativa, dissertação, exposição, injunção e dialogo. Sem essas determinações não podemos diferenciar que tipo de textos estará sendo trabalhado. É preciso distinguir toda vez que se trabalhe textos que tipo de tipologia, ou seja, qual a forma textual que o seu texto apresenta.

Enquanto que, a produção textual parte da simples formação ou ordenação, de frases baseadas em imagens, ou provocadas por perguntas, passa pela construção da narrativa em várias fases (com sugestões de elementos, inicio, ou final, dados, construção de personagens).

Não deixando de lado os aspectos para serem seguidos, assim produzirá um bom texto, que todos possam ler, entender o que está lendo e interpretar completamente.

BIBLIOGRAFIA

Nome do livro: Pedagogia

Autora: Batista, Ceide Vitor Mussini

Volume: 2

Edição: 1ª

Páginas: 23 à 29

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com