TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Portuguesa

Trabalho Escolar: Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  266 Visualizações

6 – (PONTUAÇÃO) As vírgulas após “O Rio de Janeiro” e “século xx” (l.1 e 2) foram usadas a fim de isolarem um adjunto adverbial deslocado da ordem direta.

7 – (ANÁLISE GRAMATICAL / IDENTIFICAÇÃO DO CONECTIVO) As duas ocorrências do quê em “...faziam questão de anunciar que...”(l.5) e “...brigadas sanitárias que cruzavam...”(l.28) apresentam a mesma classe gramatical.

8 – (VALOR SEMÂNTICO DA ORAÇÃO) Na linha 9, a substituição de “Ao assumir” por Quando assumiu não alteraria as relações de sentido nem prejudicaria a correção gramatical do período.

9 – (COESÃO) O pronome demonstrativo “Este” (l.14) foi empregado no texto a fim de fazer referência a “Francisco Pereira Passos” (l.13).

10 – (VALOR SEMÂNTICO DA PREPOSIÇÃO) O segmento do texto “com a derrubada de casarões e cortiços e o consequente despejo de seus moradores.” (l.20 e 21) expressa uma causa para “O Rio de Janeiro passou a sofrer profundas mudanças...” (l.19 e 20).

11 – (CONCORDÂNCIA VERBAL) Se a expressão sublinhada no trecho “iniciava-se o programa” (l.26) aparecesse no plural, o verbo deveria ir ao plural para que a concordância fosse feita de forma adequada.

12 – (ANÁLISE DA ORAÇÃO) Não foi usada vírgula antes da palavra “que” (l.28), pois a oração iniciada por esse conectivo apresenta valor explicativo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com