TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Portuguesa II

Artigo: Língua Portuguesa II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  7.918 Palavras (32 Páginas)  •  2.135 Visualizações

Página 1 de 32

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA II –

UNIDADE 1

O HOMEM E A LINGUAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Identifique o tipo de linguagem usada nos textos a seguir. Se houver mais de um tipo, tecer um comentário a respeito de cada uma delas:

TEXTO A TEXTO B

TEXTO C

TEXTO D

RESPOSTA: No texto A, é usada a linguagem não verbal, sabemos o que a senhora esta tentando fazer somente por observar a cena, no caso ela esta tentando penhorar seus mantimentos.

No texto B, utiliza-se a linguagem não verbal, se passa a ideia que os pássaros “perdem a cabeça” devido ao corte das árvores.

No texto C é usada a linguagem mista, o porquinho pedindo a medicação e o semblante de espanto do farmacêutico.

No texto D, é usada a linguagem verbal, pois tomamos conhecimento da informação pelo que está escrito no texto.

2. Escreva um parágrafo, com aproximadamente 5 linhas, sobre as ideias que cada um dos textos sugere a você, ou seja, faça a interpretação de cada um deles.

RESPOSTA: No texto A, vemos uma crítica a situação econômica , podemos notar uma senhora aparentemente de classe baixa tentando penhorar mantimentos como arroz, sugerindo que seu preço esta muito alto. No texto B, nota-se um pássaro sem cabeça pousando sobre o tronco de uma árvore cortada passando a ideia de que os passarinhos “perdem a cabeça” com o corte das árvores ou ainda sugerindo a morte dos pássaros devido a esse corte. Já o texto D, faz uma sátira a Gripe Suína, mostrando que o porquinho esta se prevenindo dela comprando Coristina, um medicamento usado nos sintomas gripais. O texto D, como o titulo já diz, tem o objetivo de informar comenta sobre o clima, artes, esportes, política.

3. Explicar a afirmação: “A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias”. Exemplificar com fatos de nosso cotidiano ou da vida escolar como esse processo se concretiza.

RESPOSTA: Um bom diálogo muda a opinião das pessoas, muda seus pensamentos e talvez até opiniões. A linguagem manipula as pessoas ,a escola tem grande responsabilidade nisso, pois para tudo que falamos há necessidade de um bom desempenho de linguagem.

4. Quais são as três concepções de linguagem conforme Geraldi (1991), descreva-as com as suas palavras.

RESPOSTA: 1)a linguagem é a expressão do pensamento: Esta concepção passa que a linguagem reflete o que se passa no pensamento, se não há boa linguagem, não há bom pensamento.

2) a linguagem é instrumento de comunicação: Esta concepção está ligada a teoria de comunicação ,existe códigos, ironia, humor.

3) Mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana: através dela o sujeito que fala pratica ações que não conseguiria praticar a não ser falando; com ela o falante age sobre o ouvinte, constituindo compromissos e vínculos que não preexistiam antes da fala.

5. Conceitue os três tipos de linguagem, em seguida, acesse a Internet e procure dois exemplos de cada uma delas. Não esqueça de mencionar as fontes consultadas de cada um dos exemplos.

Linguagem verbal - é aquela que utiliza palavras, o signo linguístico, na comunicação.

Figura: Linguagem verbal

Fonte: http://comunicacao2010.blogspot.com.br/2010/02/classificacao-das-linguagens.html

Figura: Linguagem verbal

Fonte: http://www.zun.com.br/linguagem-verbal-e-nao-verbal/

Linguagem não-verbal - ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

Figura: Linguagem não-verbal

Fonte: http://rafael2808.blogspot.com.br/2011/04/o-que-e-linguagem-meio-pelo-qual.html

Figura: Linguagem não-verbal

Fonte: http://colegiomundialateneutec.blogspot.com.br/

Linguagem mista - Na linguagem mista, existe uma associação da comunicação verbal à comunicação não verbal, ou seja, utiliza-se ao mesmo tempo a palavra e a imagem.

Figura: Linguagem Mista

Fonte: http://dc352.4shared.com/doc/WDGZxYiv/preview.html

Figura: Linguagem mista

Fonte: www.aridesa.com.br

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Comente a respeito da importância da linguagem para o homem.

RESPOSTA: A comunicação sempre foi um fator muito importante pra sociedade em geral. Desde a Era das Cavernas, o ser humano sentia necessidade de se comunicar, e encontrou isso através de desenhos, gestos, e sons. Tanto para os seres humanos quanto aos animais, sempre houve a necessidade da comunicação. E de certa forma, mesmo quando éramos bebê a linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com