TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernismo No Brasil

Artigos Científicos: Modernismo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  2.909 Visualizações

Página 1 de 7

E.E.E.F.M.“Leopoldino Rocha”

MODERNISMO NO BRASIL

Itapemirim

2013

Sumário

Introdução

Modernismo no Brasil

Primeira geração (1922-1930)

Segunda geração (1930-1945)

Terceira geração (1945-1980)

Conclusão

Referências de Pesquisa

Anexo

Introdução

O modernismo é um movimento cultural brasileiro que surgiu em 1920 e se estendeu até os dias atuais, alguns historiadores preferem reservar o nome de Modernismo para as duas primeiras fases do movimento (1922 a1930/ 1930 a1945), denominando Pós-Modernismo ao período de 1945 até os nossos dias.

Durante a Semana de Arte Moderna a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o conseqüente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram talentos como os de Mário de Andrade e Oswald de Andrade na literatura, Víctor Brecheret na escultura e Anita Malfatti na pintura.

Este movimento foi dividido em três gerações principais, com a literatura moderna reunindo características inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita. Neste novo estilo moderno, todas as normas e parâmetros da criação artística foram rompidos. Os autores do modernismo passam a valorizar o retrato da vida cotidiana.

A vida burguesa sai do cenário artístico e os artistas modernos adotam o pensamento que todos os objetos podem se tornar ícones literários. A linguagem muda drasticamente e deixa de ser nobre, dando lugar à coloquialidade, espontaneidade e são permitidos até mesmo alguns erros gramaticais.

Quanto à escrita, os versos aparecem livres, sem as formas fixas de sonetos e versos. As frases curtas são mais valorizadas. A fragmentação do texto e recortes também ganha espaço na literatura moderna. Muitos autores utilizam várias vozes narrativas nos seus textos.

Modernismo no Brasil

O Modernismo no Brasil foi um movimento de amplo aspecto cultural, principalmente literário e artístico, desencadeado tardiamente na primeira metade do século XX, este buscava o rompimento com o tradicionalismo, uma libertação estética e independência cultural do país, o movimento teve uma forte repercussão no cenário artístico e na sociedade brasileira.

O Modernismo Brasileiro deu seus primeiros passos com a Semana de Arte Moderna em 1922 na cidade de São Paulo.

Este movimento foi dividido em três gerações principais, com a literatura moderna reunindo características inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita.

Primeira geração (1922-1930)

Também conhecida como fase de destruição

Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das idéias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta. Esses movimentos representavam duas tendências ideológicas distintas, duas formas diferentes de expressar o nacionalismo. O movimento Pau-Brasil defendia a criação de uma poesia primitivista, construída com base na revisão crítica de nosso passado histórico e cultural e na aceitação e valorização das riquezas e contrastes da realidade e da cultura brasileiras. A Antropofagia, a exemplo dos rituais antropofágicos dos índios brasileiros, nos quais eles devoram seus inimigos para lhes extrair força, Oswald propõe a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem com isso perder nossa identidade cultural. Em oposição a essas tendências, os movimentos Verde-Amarelismo e Anta, defendiam um nacionalismo ufanista, com evidente inclinação para o nazifascismo.

Características

- luta contra o tradicionalismo

- total liberdade de forma

- nacionalismo

- valorização poética do cotidiano

- espírito polêmico e destruidor

- busca de originalidade

- xenofobia

- irreverência iconoclasta

- temas mais próximos da nossa realidade

- verso livre

- pesquisa folclórica

- poema-piada

- conscientização dos problemas brasileiros

- primado da poesia sobre a prosa

Principais autores

Mário de Andrade / Oswalde de Andrade / Manuel Bandeira / Raul Bopp / Menotti del Picchia / Guilherme de Almeida / Cassiano Ricardo / Alcântara Machado

Principais obras

- Paulicéia Desvairada – Mário de Andrade

- Memórias Sentimentais de João Miramar – Oswald de Andrade

- A escrava que não era Isaura – Teoria poética do Modernismo – Mário de Andrade

- Macunaíma – Mário de Andrade

- Martim Cererê – Cassiano Ricardo

- Cobra Norato – Raul Bopp

- Brás, Bexiga e Barra Funda – Alcântara Machado

Segunda geração (1930-1945)

Conhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com