TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo Acordo Ortográfico

Monografias: Novo Acordo Ortográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

NOVO ACORDO ORTOGRAFICO

Ortográfico da Língua Portuguesa (firmado em 1990 pelos países de língua portuguesa e aprovado pelo congresso federal em 1995). O Brasil é o primeiro país a adotar as novas regras ortográficas, sendo, inicialmente obrigatórias somente nos documentos oficiais.

Nas escolas, o prazo para adoção da nova ortografia será maior devido à adaptação e compra dos livros didáticos, contudo o MEC (ministério da educação) já iniciou o processo de adoção e estipulou um prazo (2010-2012) para que os livros didáticos tragam a nova ortografia.

As mudanças mais significativas alteram a acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema e sistematiza a utilização do hífen. No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras.

USO DO TREMA

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo: a) na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt); b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano

Caso do hifen

Circunstâncias linguísticas a que se deve o emprego do hífen:

# O hífen passa a ser usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal.

.

Regras de Acentuação

São acentuados os monossílabos tônicos terminados com a(s), e(s), o(s) − dá, pá, pás, má, más, vá, lá, já, fé, pé, pés, dê, mês, rés, rês, Zé, né, cós, dó, nós, pó, pôs, vê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com