TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo Fala

Trabalho Escolar: O Corpo Fala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 8

Todos nós temos a capacidade de discernir, ou seja, distinguir com clareza algo, perceber facilmente, diferenciar, demonstrar entendimento e compreenção em relação a algo ou alguma coisa, criar uma opinião com, avaliar ou julgar, algo ou alguém através dos atos, então sempre tivemos a total consciência de como “se virar” ou sobreviver em adverisidades, temos a total capacidade de nos orientar sempre que necessário, identificamos através de barulhos da água mesmo de muito longe que estamos próximos do mar, cachoeira ou algo que poderá acabar com a nossa cede. Quando estamos sozinhos ou distraídos escutamos barulhos de passos ou algo parecido logo sabemos que alguém está se aproximando ou quando estamos passeando e de longe sentimos um cheiro de comida e conseguimos diferenciar se é bom ou nos agrada ou não para degustar.

Nosso corpo é programado para essas pequenas percepções inconscientes, mas hoje em dia o ser humano se acomodou e acredita que é necessário basear se em mapas, guias, placas, setas indicadoras ou em alguém para resolver esses simples problemas. Se baseiam nelas para descobrir algo que é simples e temos a capacidade de alcançarmos sozinhos sem o auxílio deles.

Precisamos usar mais nossa percepção direta do “aqui e agora” e se libertar do hábito do símbolo-palavra, tendo a consciência que para conseguirmos sobreviver na vida, não é necessário apenas basear se em símbolos.

Quando conhecemos alguém, alguns gestos pode nos agradar ou desagradar conforme conversamos, a linguagem do corpo de alguém nos transmite mensagens inconscientemente.

É natural criarmos simpatia quando conhecemos uma pessoa sorridente, comunicativa, que te olha nos olhos, te transmite confiança, alegria, uma pessoa positiva, que conversa sobre assuntos que lhe entrete, coisas harmônicas que nos agrada, digamos que quando o “seu santo bateu com o dela“, vocês se entendem sem muito esforço e isso é muito bom, conhecer pessoas simpáticas ao nosso ver.

Por outro lado criamos antipatia com alguém que desvia o olhar, transmite conflito com os nossos interesses, você não percebe naturalidade com o sorrisso , ve que a pessoa está “forçando a barra”, não está afim de conversar ou apenas fala de coisas negativas, que lhe entristece ou não te dá apoio sempre te colocando para baixo. Esse tipo de pessoas negativas, nós nunca nos esquecemos, são pessoas ruins assim, que o nosso “Santo não bate “ que queremos e devemos nos manter distância.

Nem sempre o que percebemos é realmente o que a pessoa quer demonstrar, vai de cada pessoa e situação, precisamos de exemplos com pessoas rejeitando bolo, gente da idade da pedra, pessoas com piano, usamos bichos e bandidos em situações do dia a dia que em diferentes formas, nos ensinou o que certas situações querem demonstrar.

O livro nos ajuda a ter uma noção do senso geral em relação à linguagem corporal, e com pleno conhecimento de causa poder asim esboçar uma teoria de percepção humana e resumí-la em 4 princípios básicos que s]ao eles:

I - Os componentes simultâneos das mensagens em linguagem do corpo humana sempre: Concordam entre si ou Discordam entre si.

II – É Possível discernir entre: Atitude conscientemente exteriorizada ou Atitude consciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com