TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem Que Espalhou O Deserto

Artigo: O Homem Que Espalhou O Deserto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 3

O homem que espalhou o deserto

LOYOLA, Brandão Inácio de.O homem que espalhou o deserto. In:Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 1983,v.8,p.42-4

Ignácio de Loyola brandão nasceu em Araraquara-SP no dia 31 de julho de 1936. Inicia os seus estudos na escola primaria de D. Cristina Machado, em 1944, onde cursa o primeiro ano.No ano seguinte transfere-se para a escola de D. Lourdes de Carvalho.Em 1955, inicia o curso cientifico, muito embora que admita hoje que foi engano. Dando os seus primeiros passos , o escritor passa a escrever reportagens, criticas de cinema e entrevistas.Em 1955, inaugura a primeira coluna social da cidade.

Sua carreira começou em 1966 com o lançamento de ¨Depois do Solo¨. Trabalhou como editor da revista Planeta entre 1972 e1976. Em 1979, o conto `O Homem que espalhou o deserto¨, foi publicado no Brasil no livro ¨Contos Brasileiros¨ em 1979.

O texto trata de um menino, que tinha em suas mãos um objeto cortante , e sai por ai cortando todas as folhas das pequenas arvores. Sua mãe via isso como algo natural e inocente.

Otempo foi passando e omenino , foi se tornando cada vez mais um excelente cortador, e sua tesoura era indispensável .

A sua mae achando isso natural, nunca repreendeu o filho, mesmo ele tirando notas baixas na escola

Porem esse filho cresceu, e seperante aos olhos desua mae , isso era correto e prazeirozo, para a natureza isso era terrível.

Contudo ,apesar dele se divertir muito cortando folhas e arvores , tudo isso acabou não satisfazendo as suas nescessidades , e sempre ficava um vazio em seu coração .

Para preencher esse vazio, ele contratou mais pessoas pra lhe ajudar nos cortes das folhas e arvores.No inicio por falta de pratica , fez calos nas suas mãos , acreditando estar fazendo o bem, começou a devastar toda a região, tornando tudo um desrto.

As autoridades até tentaram recuperar os prejuízos , mas já era tarde demais , e mesmo com vários especialistas na área, a situação não se reverteu.

A situação foi de tal maneira , que o homem começou a ensinar a seu filho que a natureza é calada,e não pode se defender dos ataques do homem.

De um modo geral o autor tenta mostrar que o homem tem em suas mãos muitos poderes , mas aqueles que tem o cérebro pequeno só conseguem fazer o mal as pessoas e a natureza.

Deste modo estará prejudicando os seres indefesos , que não conseguem reagir a tanta brutalidade e maldade do ser humano, que nesse ponto se torna egoísta , pensando em somente satisfazer as suas nescessidades , sem pensar nas consequências.

O autor conclui que os ociosos e pessoas de cérebro pequeno, só causam o mal , transformando as cores vivas da natureza em cinzas, prejudicando o meio ambiente.

A obra leva-nos a refletir, a medida que trata dos males que o homem pratica na natureza, com a intenção de eliminar todo o verde que encontra pela frente.

Com conhecimento sólido da devastação da natureza, o autor empenha-se em nos apresentar clara e detalhada, as consequências que a natureza pode nos trazer, levando-nos a compreender a importância da preservação da natureza .

É uma leitura que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com