TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Loco Bixo

Ensaios: O Loco Bixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

2.1.1.1.1 Crise do Petróleo

Desde que o petróleo foi descoberto, no final do século XIX, foi consumido pela sociedade de forma abundante, principalmente na atual sociedade industrial e de consumo. Na década de 70 descobriu-se que o petróleo é uma fonte esgotável, tal afirmação elevou o preço do produto, em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou.

Isso provocou o aumento do valor do produto primário de países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos.

Foram vários os fatores que propiciaram a elevação do preço do petróleo, dentre eles podemos citar a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelos principais produtores de petróleo do mundo para unificar o preço do produto, promovendo um cartel internacional e controlando a oferta do produto no mercado.

As crises do petróleo podem ser provocadas por conflitos no Oriente Médio, que limita a produção e eleva o valor. O nível de consumo de um importador interfere no preço, o que reforça a lei da oferta e procura.

3 CONCLUSÃO

Em vista de tais desafios, o que deve ser feito por parte dos gestores da Petrobras é buscar soluções para minimizar, o máximo possível, impactos de ordem ambiental e social, que afetem os negócios da empresa junto a órgãos de fiscalização públicos, através de planejamento e controle incisivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com