TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LOCO - A INCRIVEL HSITORIA

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSÁRIO SENAC

CAMPUS SANTO AMARO

Camila Arruda

Camila Rodrigues

Flavia Lerma

Paula Tardio

Luiza Nogueira

Relatório de aula prática III

Desafios na apresentação de dietas hospitalares restritas

São Paulo – SP

2015

  • Introdução

O paradigma entre refeições ofertadas em hospitais e sua baixa qualidade sensorial, tem motivado de forma positiva os profissionais nutricionistas a desenvolver técnicas de preparo,oferta e qualidade sensorial diferentes, afim de melhorar a aceitabilidade das refeições hospitalares (HORTA et al.,2013).

Dentre os fatores que interferem a aceitação dos pacientes com relação á comida do hospital, estão relacionados ao tipo de linguagem dos cardápios, utensílios utilizados na apresentação das refeições, textura, aroma, sabor e temperatura das refeições, tempo de internação, efeitos colaterais de medicamentos e ruptura do cotidiano (DEMÁRIO et al., 2010).

A gastronomia hospitalar, sendo um conjunto aprimorado de técnicas culinárias, pode contribuir de maneira expressiva para assegurar a qualidade sensorial das refeições e possibilitar a adesão de uma dieta proposta,da melhor maneira,  enfatizando a aparência, textura, sabor e aroma dos alimentos e preparações utilizados. Tendo como um dos pontos de referência a valorização do  “prazer em comer”, capaz de possibilitar a reabilitação nutricional do paciente de forma agradável (HORTA et al.,2013).

Com a dieta hospitalar é possível garantir o fornecimento de nutrientes ao paciente internado para preservar ou recuperar o seu estado nutricional.

Outro motivo de sua importância é por suavizar o sofrimento gerado nesse período em que o individuo se encontra longe de suas atividades familiar e de trabalho alem de se encontrar em um estado muitas vezes de ansiedade por conta da doença e dos procedimentos que são realizados (GARCIA, 2006).

Para a elaboração das dietas, deve haver diferentes propostas de textura, cores e aroma para cada caso clínico. Para diminuir o desconforto do paciente n momento da sua refeição, se atentando á repetição de ingredientes, ingredientes ricos em enxofre, repetição de cores e utilização de cores harmonicas e oferta da refeição, levando em consideração a montagem do prato, os utensílios utilizados e forma de servir (SILVA et al,.2013)

Com relação aos ingredientes, a cebola é um alimento que aqui no Brasil é apenas utilizado como condimento ela também possui substâncias químicas de interesse na indústria farmacêutica, como a Quercetina. Apresenta baixo teor de proteína, ácidos graxos e carboidratos (COSTA; REZENDO, 2007).

A batata no ambiente hospitalar é mais comum ser apresentada em forma de purê ou sauté, mas ela pode ser consumidas de diferentes formas como assadas ou em diferentes formas de apresentar.

As proteínas, em uma dieta para um paciente que tem dificuldade para mastigar, é servida na maioria das vezes como carne moída e isso traz uma monotonia no dia-a-dia hospitalar e isso é uma falha no cardápio. Há outras formas de preparação de proteínas como o Budine.

  • Objetivo da aula prática
  • Técnicas de apresentação/decoração, bem como preparar alimentos de diferentes formas;
  • Receitas práticas para uso no cardápio hospitalar;
  • Importância e aplicações dos registros fotográficos.

        

  • Receitas

- Temperos:

                                                                                                        Sal de ervas 

[pic 1]

Fundo de Bouquet

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Sachet

[pic 5]

Cebola

[pic 6]

  • Discussão

        Para esta receita foi utilizada ingredientes que servem para temperar os alimentos de forma natural e saudável. Obtendo sabor e aroma dos alimentos. O sal de ervas foi proposto para redução de sal, e acrescentar ervas para que dê mais sabor. O fundo foi utilizado para realçar a preparação inicial e final, sendo utilizado no lugar de temperos prontos industrializados, fazendo com que a preparação seja mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (390 Kb)   docx (310 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com