TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NEOLOGISMO NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA

Casos: O NEOLOGISMO NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  2.318 Visualizações

Página 1 de 3

O NEOLOGISMO NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA

Eliel Ribeiro da Silva

RESUMO

Este artigo tem como tema central o neologismo na poesia de Manuel Bandeira, incidindo em uma reflexão do poema “Neologismo”. Faz-se uma análise das concepções de neologismo respaldando-se, principalmente, nos estudos de diversos autores; a neologia no verbo “teadorar” privilegiando aspectos lexicais e por fim focaliza-se no poema os aspectos morfológicos e sintáticos.

Palavras-chave: Neologismo. Concepção de neologismo. Verbo teadorar. Estrutura sintática

1 INTRODUÇÃO

A inserção de novas unidades lexicais constitui um fator inerente ao desenvolvimento do acervo lexical de qualquer idioma. Aspectos como o processo de formação de uma nova lexia, o contexto em que foi criada, o percurso dos neologismos, a área específica para a qual um termo foi inserido no vocabulário, bem como os impactos dessas novas unidades léxicas no idioma.

Isto se dá porque a língua está em constante processo de evolução, acompanhando o que acontece na sociedade. Assim, novas palavras surgem, outras caem em desuso, isto é, deixam de existir ou deixam de ser usadas; e dessa forma, a língua se renova para atender às necessidades dos falantes. As novas palavras que surgem são chamadas de neologismos, podendo ser formadas por diferentes processos. Portanto, esse processo de criação , segundo Biderman (1998, p. 11), “gerou o léxico das línguas” definido como totalidade de vocábulos de uma língua, que se expande de acordo com processo de evolução – científica, tecnológica, e/ou social – das comunidades humanas.

Nesse sentido, a língua caracteriza-se pela sua função social, interagindo, promovendo a troca de conhecimentos, visto que ela não é estática, mas dinâmica.

Assim, ao nos referirmos a tal dinamismo, a mesmo está diretamente ligada às variações de registro, como são os neologismos, comumente utilizados no dia a dia, em textos jornalísticos, na música, na literatura. De acordo com a perpetuação da referida ocorrência, este novo vocábulo passa a incorporar-se ao léxico de forma padronizada, vindo a compor um verbete normal, preconizado pelos dicionários. 



Após uma breve abordagem teórica, sobre as concepções de neologismo, foi feita a reflexão sobre o neologismo na poesia de Manuel Bandeira, bem como a processo de neologia do verbo “Teadorar”, suas unidades léxicas e a estrutura sintática do poema em estudo.

Portanto, objetivo do presente artigo é abordar e descrever o neologismo produzidos na poesia de Manuel Bandeira, poeta modernista do século XX; especialmente no poema “Neologismo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com