TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Peuqeno Princioe

Artigo: O Peuqeno Princioe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

brasao_unemat_cor

SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Disciplina: Teoria das Finanças Públicas

Professor: Rangel Renan

Discente: Ana Paula do Carmo Diomedesse

REPERCURSO

1. Qual é o papel da ideologia na hegemonia de

um grupo sobre a sociedade civil?

Apresentados os conceitos, podemos concluir que a ideologia tem o papel de instrumentalizar o grupo que visa alcançar a dominação e/ou se manter hegemônico na sociedade civil. De modo que a palavra chave para o

papel que a ideologia tem na configuração da hegemonia “convencimento”, haja visto que é desse elemento que depende a aceitação ou não das normas, costumes e regras que o dominante visa implantar ou manter.

2. Caracterize o conceito de hegemonia,

relacionando-o à crise hegemônica e à

revolução passiva.

A hegemonia é o fenômeno que se configura quando um grupo pertencente à sociedade civil domina e se mantem como classe dominante da referida sociedade.

A relação do instituto retrocitado com a crise hegemônica e a revolução passiva é estreita e reside no fato de que a primeira se configura desordem da hegemonia e a segunda se revela como um instrumento menos radical para a crise não se agrave e não enseje ao extermínio total da hegemonia.

A título de enriquecimento findamos a presente resposta registrando duas observações acerca dos elementos presentes no questionamento, quais sejam: a crise hegemônica e a revolução passiva. A primeira, via de regra, decorre de equívocos estratégicos e pode ser estimulada pela competição ideológica que, por sua vez, é um processo que Gramsci associa à guerra de

posição; já a revolução passiva é um instituto que revela liberações e permissões graduais favoráveis aos interesses dos dominados, visando neutralizá-los.

3. Novas ideologias são usadas como instrumento

de contestação ao grupo hegemônico. Como os

conceitos de intelectual orgânico e de guerra

de posição se encaixam nesse processo?

O intelectual orgânico ou moderno é revelado pela atuação de toda pessoa no sentido de divulgar uma ideologia de qualquer ordem. É também um conceito tratado minuciosamente por Gramsci e que guarda relação direta com a realização de tarefas, dentre as quais se destacam: contribuir para organização e divulgação das ideias do grupo dominante e gerar novos intelectuais para a classe, conforme leciona Silva (2011).

A guerra de posição é um instituto que se configura mediante a disputa por espaço ideológico em um ambiente que possui uma ordem ideológica dominante instaurada entre esse grupo dominante e um outro que apresenta uma ideologia concorrente através do intelectual orgânico.

Vê-se, portanto que os insatisfeitos contestam o grupo hegemônico através de seu intelectual orgânico e instaura guerra de posição ao tentar implantar sua ideologia

concorrente. Podemos dizer ainda que entre a ideologia do grupo hegemônico e o intelectual orgânico do grupo que contesta há uma relação de antígeno x anticorpo e a guerra de posição é a configuração da disputa de espaço que eles travam.

4. Diferencie, com exemplos, os conceitos de

bem público puro e de bem privado puro.

O bem público possuem as características de não rivalidade e não exclusão. Pode ser definido quando o consumo de cada indivíduo de um determinado bem não leva a subtração do consumo de qualquer outro individuo daquele bem. Exemplo: O Ar, o fato de eu respirar não te deixa sem Ar.

O privado puro são ao mesmo tempo excluíveis e rivais. Relaciona-se com as esferas particulares a sociedade. Exemplo: Um atendimento médico, roupa, sorvete, rodovias privadas.

5. Contraste as explicações de Wagner e de

Peacock e Wiseman sobre a crescente

participação do setor público na economia.

A Lei de Wagner, segundo Mourão (2004), considera as despesas públicas como variável endógena explicada pelo PIB. Essa Lei afirma que as despesas crescem exponencialmente mais rápido que o produto da economia em um estado progressista e em escala maior em governos descentralizados. Por este motivo, esta Lei também é denominada Lei dos Dispêndios Públicos Crescentes.

6. Diferencie incidência legal de incidência

econômica na discussão do impacto dos

tributos sobre a renda das pessoas.



Incidência legal de um imposto: De acordo com definição constante da lei ou código tributário, é a realidade sobre a qual o imposto incide, ou a pessoa a quem incumbe a obrigação do seu pagamento.

Incidência econômica de um imposto: Refere-se à realidade ou à pessoa sobre que efetivamente recaiu o ônus da tributação (contribuinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com