TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Um Ofício

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Um Ofício. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade: Resumo sobre o tema “Ofício”

Na etimologia a o termo oficio provêm do latim “opficium” que no nosso idioma significa realizar um trabalho, ou realizar uma obra. Serve para referir-se a qualquer tipo de trabalho profissional. Nos dias de hoje, igual no sentido mesmo da palavra, se define oficio como as atividades de práticas e técnicas que são desenvolvidas por meios manuais e também por meios mecanizados.

Oficio é um tipo de carta oficial/correspondência especialmente utilizada quando o destinatário é órgão público ou alguma autoridade. Ele serve para "informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos, etc., convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial fineza e consideração" (CAMPOS MELLO, 1978: 122). Seu texto deve ser escrito de maneira formal e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar o pedido.

Os tipos mais comuns de ofício são:

· Oficio de solicitação;

· Ofício de comunicação;

· Oficio de pedido ou requerimento;

· Ofício jurídico;

· Ofício para pedir patrocínio;

Como fazer um ofício:

O primeiro item a se considerar em um modelo de ofício é o timbre da instituição, empresa ou departamento que expede o documento. Quando a solicitação é feita por uma pessoa física o timbre não aparece.

Valendo-se ressaltar que quando o ofício de solicitação for expedido por uma pessoa jurídica é conveniente que o documento apresente a numeração (Ofício nº001/2012, por exemplo). Essa numeração deve ser inserida à esquerda e na mesma linha, na posição centro direita, deve constar o local e a data.

Depois de um espaço duplo, insira a epígrafe, que é a palavra ou expressão que resume o assunto tratado no ofício de solicitação. A epígrafe costuma ser inserida à esquerda.

Após 2 espaços duplos, insira a quem destina-se o documento, sempre seguido de vírgula e do pronome de tratamento, como nos exemplos: Sr. Gerente,”, “Prezado Senhor,” e “Exmo. Sr. Ministro”.

Depois insira 3 espaços duplos para dar início ao texto, nesse local ficará o corpo do texto onde será contida todas as informações necessária desse ofício. Procure ser bastante objetivo e não abuse da linguagem informal.

Após concluir o corpo do texto se dá mais 2 espaços duplos deve vir o fecho do ofício o qual deve ser bem sucinto (Respeitosamente, para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, e Atenciosamente, para autoridade da mesma hierarquia ou inferior), este deve se localizar na posição central da linha. Seguido de mais 3 espaços duplos para a assinatura, acima do nome, do cargo ou função que desempenha.

Mais abaixo à esquerda deve conter a Identificação do signatário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com