TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEMPO E O VENTO

Por:   •  23/5/2022  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

O TEMPO E O VENTO

Análise do livro

O Tempo e o Vento conta a história da família Terra Cambará e da família Amaral, sua rival há 150 anos, dando início às Missões até o final do século XIX. A história mostra a formação do Estado Rio Grande do Sul, a maneira que o território brasileiro foi povoado e a determinação de suas fronteiras, adulterada a ferro e espada pelas disputadas coroas portuguesa e espanhola, sob a visão das duas famílias.

As famílias Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas da Cidade de Santa Fé, Rio Grande do Sul. No momento em que os Terra-Cambará são cercados pelos Amaral, todas as pessoas da família perdem as expectativas, pois já não tem mais alimento, nem água, há muitas pessoas doentes e mulheres grávidas. Entre os integrantes da família Terra-Cambará, há a Matriarca Bibiana, que recebe a visita do finado esposo Capitão Rodrigo, nesse instante começam a lembrar não só a história do seu amor, mas a história de como a família aconteceu.

Bibiana fala sobre sua avó Ana Terra, uma menina que luta historicamente por aquilo que acredita e sente; é forte mesmo com o mundo desmoronando, e mesmo quando não tem mais lugar e expectativa, levanta-se e segue, dá sucessão a família, que pode até ser associada à Bibiana. Ana costumava contar uma frase interessante: " Sempre que algo importante me acontece está ventando ... ". Ana era a única filha de seu Pai, Maneco Terreco, por isso era muito atento para com sua filha, ainda mais quando Pedro começou a trabalhar em sua casa.

Pedro era um conhecido como Pedro Missioneiro, um jovem índio. Pedro e Ana acabam se gostando fortemente em meio a uma Guerra Civil.

Bibiana fala como esteve com seu Amado Capitão Rodrigo, suportando os erros, os defeitos do Capitão, mas mesmo assim o amando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com