TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoria no tempo de espera na fila

Tese: Melhoria no tempo de espera na fila. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2013  •  Tese  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 3

4.1.2 Melhoria no tempo de espera na fila

Sem dúvida o componente de maior peso nos tempos de espera que compõem o lead time é o tempo de espera de um item na fila para ser trabalhado. “Essas filas ocorrem devido a três fatores principais: desbalanceamento entre carga de trabalho e capacidade produtiva, esperas para setup e processamento dos lotes com prioridade, e problemas de qualidade no sistema produtivo.” (TUBINO, 1999, p.78)

4.1.2.1 Desbalanceamento entre carga de trabalho e capacidade produtiva

Todo sistema produtivo possui algum sistema produtivo que limita a sua capacidade de produção, chamado de “gargalo”. Como consequência desses gargalos ocorre à formação de filas tanto antes, devido à limitação da capacidade, como nas operações seguintes que são dependentes dos itens provenientes do gargalo.

O primeiro passo para evitar a formação de filas é identificar onde estão esses gargalos e o segundo passo é não programar a produção acima da capacidade deles. A filosofia JIT busca facilitar essa identificação e evitar o carregamento do sistema produtivo acima da capacidade disponível, dando atenção aos seguintes pontos:

produção focalizada visando linearizar o fluxo produtivo, facilitando a• identificação dos pontos de gargalo;

balanceamento dos recursos com base em um tempo de ciclo projetado a partir• da demanda do PMP, evitando por um lado que os mesmos sejam acionados em ritmos de produção diferentes, e, por outro, que a capacidade produtiva seja usada para formar estoques de consumo duvidoso;

emprego do sistema de puxar a produção a partir das necessidades dos• clientes, evitando que se produzam itens desnecessários naquele momento;

permitir que recursos com capacidades excedentes sejam acionados apenas• para atender aos clientes, tanto pela redução de sua velocidade de operação, como pela

17 paralisação do mesmo quando a cota de produção for alcançada.

4.1.2.2 Esperas para setup e processamento dos lotes com prioridade

Quando um lote de um item está na fila de espera para ser trabalhado, ele ficará nessa fila o tempo que for necessário para que todos os lotes com prioridades superiores a sua sejam preparados para serem processados.

O tempo gasto com a preparação dos recursos, ou setup, é algo indesejável, porém, necessário ao processo produtivo. Dentro dos processos convencionais são gerados grandes lotes de itens, com intuito de minimizar os tempos de interrupções gastos com a troca de ferramentas ou programação de setup, porém, essa ação faz com que o tempo de espera na fila seja grande.

Para se reduzir esse tempo de espera na fila ações devem ser feitas para se baixar os tempos de setup de forma a tornar econômico o uso de lotes pequenos. Com lotes pequenos e tempos de setups na casa de minutos, ou até segundos, as filas de espera nos recursos andarão de forma rápida e permitirão uma produção eficiente.

4.1.2.3 Problemas de qualidade no sistema produtivo

A formação de filas também é decorrente da baixa qualidade de operação do sistema produtivo. Como os estoques são projetados para amortecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com