TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transponder

Por:   •  30/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

JOÃO PAULO PAGNO ERVES[pic 1]

LEANDRO BLENDO ALVES

THIAGO MATHEUS PIES

TRANSPONDER

Caxias do Sul

2018

1 O QUE É TRANSPONDER?

O transponder é um transmissor na cabine do piloto, cujo o objetivo é receber e responder uma frequência, assim, comunicando se através de um radar de solo com o controle de tráfego aéreo.

Instalados em aeronaves, esses dispositivos respondem a sinais emitidos pelo transmissor do radar secundário, enviando em resposta sinais que podem conter informações codificadas que sejam essenciais para o controle efetivo do tráfego aéreo, assim possibilitando a distinção de aeronaves.

2 MODOS DE TRANSPONDER

        Os tipos de transponder mais básicos e essenciais para se voar em locais onde este equipamento é requerido, são os que possuem modo A e C, já o transponder do tipo S é um modo no qual é possível transmitir maiores informações da aeronave.

2.1 TRANSPONDER MODO A

Este modo de transponder transmite apenas o código transponder colocado pelo piloto, código no qual é composto 4 algarismos, de 0 a 7.

O modo A é o transponder mais básico que existe, com ele, os radares do ATC são capazes de captar somente a posição da aeronave, sem informações de altimetria.

 

2.2 TRANSPONDER MODO C

O modo C tem a capacidade de transmitir informações juntamente com o modo A os radares dos órgãos de controle tem condições de receber a posição e a altitude da aeronave.

Os modos A e C não transmitem qualquer tipo de identificação da aeronave, essa identificação é feita pelo controlador, que aloca um código específico para a aeronave, é passado o código via rádio para que o piloto insira esse número em seu transponder. A partir deste ponto o controlador vai associar, o código com a aeronave em sua tela de radar.

Os transponders modos A e C precisam de um radar para serem captados. O radar envia um pulso de interrogação e o transponder responde a esse sinal com o código transponder no modo A e dados de altimetria no modo C.

2.3 TRANSPONDER MODO S

Além das funções dos transponders modo A e modo C, essa geração de transponders também enviam diversas informações momentâneas para o órgão ATC, a informação adicional que pode ser decodificada somente pelo sistema de ATC é adaptado para o mesmo, assim mostrando ao responsável pelo controle dados importantes da aeronave.

A interface do Modo S, por ser capaz de transmitir dados, também serve de base para outros sistemas importantes, tal como o TCAS.

2.3.1 TCAS

Como citado anteriormente, o equipamento TCAS utiliza a interface dos transponders Modo S. O sistema do TCAS mostra aos pilotos a posição aproximada das aeronaves em seu redor e, caso haja uma rota de colisão entre as aeronaves, o TCAS identifica o melhor meio de evitar a colisão, por meio de comunicação com outros transponders das aeronaves em sua volta, mostrando ao piloto a manobra necessária para realizar um desvio com sucesso, em casos de conflito de tráfego.

O TCAS é um sistema eletrônico que utiliza sinais de rádio para detecção de aeronaves próximas e emissão de sinais de alerta de colisões (sinal visual e auditivo). O TCAS transmite continuamente sinais de “interrogação” e emprega receptores para detectar respostas destas interrogações por sistemas TCAS de aeronaves vizinhas.

Atualmente são utilizados dois tipos de sistemas o TCAS I e o TCAS II, que diferem entre si por capacidades de alerta. Enquanto o TCAS I fornece ao piloto alertas de tráfego (TA´s – traffic advisories), auxiliando na aquisição visual da aeronave intrusa, o TCAS II fornece TA´s e avisos de resolução (RA´s – resolutions advisories), que recomendam manobras de fuga na dimensão vertical para manter ou aumentar a separação existente entre aeronaves daquele espaço aéreo.

 

3 CÓDIGOS DE TRANSPONDER  

        Alguns códigos transponders foram criados especialmente para demonstrar ao controlador alguma situação anormal na qual encontra seu voo.

7700 - Emergência, será indicado ao órgão ATC que a sua aeronave se encontra em emergência.

7600 - Falha de comunicação, utilizado em momentos no qual a aeronave sofre alguma falha de comunicação.

7500 - Interferência ilícita, código utilizado para mostrar ao órgão ATC que há alguma interferência ilícita na aeronave.

2000 – Transponder padrão, utilizado em casos no qual há decolagem de um aeródromo no qual não contem órgão ATC, porém ira voar ou passar por um espaço aéreo controlado.

4 RADAR PRIMARIO E SECUNDARIO

O radar, é o equipamento que tem o objetivo de detectar objetos a longas distâncias. Para isso ele emite e detecta ondas eletromagnéticas que são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto.

O Radar Primário é bidimensional, isto é, só fornecem informação de coordenadas horizontais e distância, não informando a altitude, assim captando objetos voadores na área do radar, mas não necessariamente objetos com uma identificação.

 Radar Secundário, usado na aviação civil depende do uso e instalação do Transponder na aeronave, serve principalmente como uma identificação para auxiliar no radar primário, assim complementando os dados e possibilitando um melhor controle do espaço aéreo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (260.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com