TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tropicalismo e Marginalia

Por:   •  2/10/2020  •  Seminário  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

Giulia Moreira Nº 09

Isabella Putini Nº 13

Isadora Justi Nº 14

Livia Turco Nº 20

Mariana Molitor Nº 23

Tropicalismo e Marginália

O Tropicalismo surgiu como resistência à ditadura militar na década de 60, sendo altamente influenciado pelo movimento de contra cultura. Nesse período, o mundo estava bipartido politicamente pela Guerra Fria e estava ocorrendo a Revolução cubana, além da construção do muro de Berlim, que marcou o mundo pós Segunda Guerra Mundial. Essa corrente se espalhou pelas artes, com amplo destaque na música. O Woodstock, um festival famoso mundialmente, também inspirou o Tropicalismo, além das manifestações populares, que cresciam cada vez mais.

No Brasil, esse período foi marcado pela ditadura militar, onde a liberdade artística era quase ausente, e também pelo surgimento do AI-5, em 1968, que deu início a um período com a censura, repressão e violência maior do que nunca. Em contrapartida, surgia o festival de música popular, que teve muita importância nessa época e o crescimento da Bossa Nova. Anos depois do fim do Tropicalismo, surge a Marginália, inspirado na manifestação artística interior. Ele surgiu durante o auge da ditadura militar, na década de 1970, como forma de resistência contra o regime vigente.

O Tropicalismo ocorreu de 1967 a 1969 e foi um movimento cultural vanguardista que ganhou mais espaço no meio musical. O nome do movimento deu-se devido à uma obra do artista Hélio Oiticica, a partir da palavra “marginal”; ou seja: excluída, às margens da sociedade. Com o declínio da Bossa Nova, foi quase tudo o que era necessário para que esse novo movimento surgisse com força e com a intenção de libertação e mudanças na cultura brasileira.

Na literatura e nas artes plásticas, sofreu grande influência do concretismo, já na música - seu ponto mais forte - sofreu influência do movimento hippie, que ganhava cada vez mais espaço no mundo, e aderiu até mesmo alguns instrumentos utilizados no exterior, como a guitarra. Esse ato de adotar a guitarra foi muito criticado, pois as pessoas queriam utilizar de instrumentos que se remetem ao Brasil, esquecendo-se, porém, das ideias antropofágicas do Modernismo. O movimento iniciou-se verdadeiramente durante o terceiro festival de música popular brasileira da TV Record, em 1976, com as músicas “Alegria, alegria” de Caetano Veloso e “Domingo no Parque”, de Gilberto Gil. E, por fim, o movimento chega ao fim no ano seguinte com a prisão dos mesmos cantores pela ditadura militar. As pessoas que aderiram ao movimento só se mantiveram esperançosas até Gilberto ser mandado para exílio.

A Marginália iniciou-se no auge da Ditadura Militar, época em que havia forte censura, principalmente sobre os artistas. Neste período, a maior parte das editoras do país decidiu agir de maneira conservadora, barrando a publicação de diversos textos e obras e com isso a inovação. A poesia marginal decidiu combater esse comportamento das editoras com o surgimento de artistas e a publicação de obras independentes, além de negar a literatura como uma forma de obter lucro, como um produto. Dessa forma, a Marginália via a literatura como uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com