TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Tropicalismo

Pesquisas Acadêmicas: Resenha - Tropicalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 2

O Tropicalismo, movimento cultural, que aconteceu no final da década de 1960, teve início com o Festival de Música Popular que ocorreu em 1967, época em que estava acontecendo a Ditadura Militar. Foi um grande marco da cultura nacional, o último movimento vanguardista que representou a transição para o pós-modernismo. O Tropicalismo foi de extrema importância para o Brasil, e sofreu influência da cultura internacional, como a pop art.

O movimento tropicalista, foi conhecido por inovar , como por exemplo, em usar a guitarra elétrica,e possibilitar a junção de estilos diferentes como o rock, a bossa nova, pop e bolero. As letras das músicas apresentavam teor poético e crítico, estando diretamente ligadas às críticas sociais e aos temas do cotidianos, usando a criatividade e a irreverência.

A Tropicália recebeu críticas, pois nem todos entenderam o que realmente o movimento queria passar , os amantes da música de protesto, criticavam os tropicalistas por que os mesmos não usavam a música como arma explicitamente, eles defendiam que a música em sai, já era crítica, não era necessário que um grupo dissesse isso.

A palavra chave do Tropicalismo, foi ‘antropofagia’, termo que mistura ‘antropo’ = homem e ‘ fagia’ = comer. O termo foi usado no sentido que os brasileiros aceitassem os valores que vinham de fora, ou seja, devorassem os valores de fora, a fim de se desvencilhar-sem da civilização patriarcal da época, e fazer com que a poesia e a arte do Brasil ultrapassassem os limites das fronteiras e chagassem o mais longe o possível.

O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período. Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes.

Sendo assim, é possível dizer que o Tropicalismo foi de extrema importância para o Brasil, e serviu tanto para modernizar a música brasileira, incorporando o que vinha de fora, quanto para abrir os olhos dos nativos, para o que eles mesmos tinham de cultura. Foi um movimento cultural revolucionário,e sendo assim, não pode escapar das críticas, mas mesmo com elas , influenciou as gerações seguintes, na arte e na música, e podemos notar alguns traços de Tropicália ainda hoje em nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com