TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Da Lingua Portuguesa No Mercado De Trabalho

Dissertações: O Uso Da Lingua Portuguesa No Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 13

O NOVO STATUS DA LINGUA PORTUGUESA NO MERCADO DE TRABALHO

O mundo das organizações é regido por transformações constantes fazendo com que as competências e habilidades criem uma nova óptica para a competitividade, na qual os verda-deiros diferenciais residem nos seus valores humanos. Na profissão de secretariado a lógica desse mercado persiste, fazendo com que seus profissionais mantenham um desenvolvimento constante de seus conhecimentos e de suas habilidades lingüísticas, técnicas e culturais. Aten-de às exigências desse mercado significa preparar-se para auxiliar e assessorar as esferas es-tratégicas da organização. A partir destas constatações, serão analisadas as principais compe-tências e habilidades do profissional de secretariado, necessárias a atender as demandas e exi-gências do mercado.

O domínio da língua portuguesa se tornou um diferencial no mercado de trabalho, assim como outros o inglês, francês, espanhol, entre outros. O nosso idioma se valorizou, pois são poucos os que possuem conhecimento e domínio da língua. Além de erros cometidos na escrita e na fala, vários profissionais apresentam dificuldade na interpretação de textos e, essa falta de preparação pode gerar conflitos dentro de uma organização.

A palavra exerce um forte poder nas relações sociais e econômicas, por isso, o valor da língua portuguesa mudou. Atualmente, as empresas valorizam muito a linguagem como com-ponente fundamental de sua comunicação interna, visando alcançar metas e propósitos orga-nizacionais, maximizando fatores como produtividade, rentabilidade e a própria gestão.

O Secretário Executivo obteve grandes conquistas no decorrer dos anos. Hoje, pode-se comprovar que ele assume uma posição independente mostrando qualidade, conhecimento, tem um bom relacionamento interpessoal, sabe delegar responsabilidades, é empreendedor, facilitador, consultor e inovador, que gera resultados.

Diante da necessidade de aprimorar os conhecimentos, avaliar o que o mercado de trabalho espera do profissional de secretariado e saber quais as exigências no momento da contratação, esta pesquisa apresenta a real importância das competências e habilidades lin-güísticas, que são indispensáveis ao profissional no mundo corporativo. Portanto, as técnicas de uso da língua são conceitos principais que o profissional deve dominar, pois seu trabalho exige conhecimento de negócios, autonomia, responsabilidade, habilidade e controle para certas execuções e tomadas de decisões.

Com o passar dos anos o mercado de trabalho ficou cada vez mais exigente. Isso se deve a globalização, responsável pelas diversas transformações econômicas, sociais, culturais e políticas ocorridas em muitos países.

Podemos citar como exemplo a produção de uma peça de roupa da marca Calvin Klein, ela pode ter sido desenhada nos Estados Unidos, confeccionada na China e vendida livre-mente pelo Brasil. O objetivo da globalização é interligar o maior número possível de países, transformando-os em uma grande rede onde circula um pouco de tudo, inclusive os diferentes tipos de profissionais.

Por causa dessa grande revolução, o profissional de hoje deve apresentar várias habili-dades se quiser sobreviver no competitivo mundo dos negócios. Além da graduação, cursos de especialização e outros idiomas, o domínio da língua portuguesa se tornou um diferencial em praticamente todos os processos seletivos. Alguns candidatos são até descartados na primeira fase justamente por não ter o domínio do português.

É importante ressaltar que o mercado de trabalho está altamente concorrido e, quanto maior for o diferencial do profissional maior será sua chance de crescer dentro de uma empre-sa, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte. Um candidato que consegue comunicar-se de forma adequada sempre terá mais chances do que aqueles outros que não conseguem fazer o bom o uso das palavras.

Expressar-se corretamente é como um cartão de visita do profissional. Um cartão que pode ajudá-lo a conquistar o mercado somente pelo fato de conhecer e saber usar as palavras.

Antigamente, o grande conhecimento da língua portuguesa era exigido apenas em al-gumas áreas, como por exemplo, na educação e comunicação. Agora, essa exigência passou a existir no cotidiano de todas as áreas, incluindo os cargos operacionais, que tinham como pré-requisito basicamente a experiência e, às vezes o candidato com maior necessidade financeira era quem conseguia a vaga de emprego, pois o recrutador ficava comovido com a situação.

Hoje o mundo está em constante mudança e já não é comum presenciarmos esse tipo de atitude. As competências profissionais são as que prevalecem. Todos aqueles que quiserem realmente garantir uma vaga no mercado de trabalho devem estar atentos a essa questão, seja no momento de prestar um concurso público ou participar de um processo seletivo em uma multinacional.

Como dito anteriormente, a competência técnica já foi muito mais importante do que a competência lingüística, mas essa situação mudou, pois ela se tornou um fator decisivo. Po-demos citar o uso de jargões corporativos, os quais as pessoas não entendem o que é dito por causa de erros gramaticais básicos, como a grafia incorreta das palavras e a falta de coesão entre as frases, assim comprometendo a comunicação e expondo profissionais, desde o nível operacional até os cargos de gestão.

A cobrança é grande. Ao mesmo tempo em que dominar o português é um requisito básico ele também se torna um diferencial, pois nem todos tem facilidade para lidar com a oralidade e escrita. Às vezes isso ocorre por vergonha, falta de conhecimento, comodismo ou pura distração. Esse tipo de comportamento deve ser repensado, pois a língua portuguesa ga-nhou notório destaque.

Para se ter uma idéia de como o status da língua portuguesa se modificou, os dados do Banco Mundial colocam nossa língua na quinta posição de mais falada no mundo, firmando de vez o Brasil como embaixador do idioma. A cada dez falantes do idioma, sete são brasilei-ros. Isso quer dizer que o fato de existir muitos falantes do português que ocupam posições de gerência em outros países está elevando o idioma a uma nova diplomacia. A língua constitui um meio estratégico como veículo de penetração econômica e comercial, podendo servir como ferramenta de vendas de grande número de serviços e produtos.

O interesse de estrangeiros pela língua falada no Brasil também vem crescendo devido ao aumento das exportações brasileiras e das parcerias comerciais estabelecidas com o país. Hoje existe uma previsão de que os empresários da União Européia busquem aprender portu-guês para fazer negócios com o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com