TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De língua Portuguesa

Dissertações: Trabalho De língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

A partir da análise das charges que seguem, responda às perguntas efetuadas abaixo.

Charge 1

Charge 2

1. Compare a linguagem utilizada em cada uma das charges e responda, levando em consideração as variedades linguísticas (referentes a mais ou menos formalidade).

a) Qual é a língua (ou linguagem) predominante em cada caso? Como se percebe isso? (1,0 ponto)

Na charge 1 é utilizada a linguagem popular ou informal, pois utiliza termos desprovidos de qualquer preocupação com a correção gramatical, como gírias e calão. Na charge 2 é utilizada a linguagem culta ou oficial pois prende-se aos modelos e normas da gramática tradicional.

b) O que cada uma das linguagens apontadas na resposta anterior representa para a nossa sociedade, ou seja, essa linguagem diferenciada está relacionada a quê? Qual seria a intenção disso? (1,5 ponto)

A linguagem culta ou oficial é a modalidade linguística tomada como padrão de ensino, e nela se redigem os textos e documentos sociais do País, e também, utilizada pelos veículos de comunicação de massa (emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, painéis, anúncios, etc.), cuja função é a de serem aliados da escola, prestando serviço à sociedade, colaborando na educação.

Já a linguagem popular ou informal visa ser prática, comunicar informações e exprimir opiniões e sentimentos de forma eficaz, uma vez que a gíria não constitui um flagelo da linguagem, sendo comumente utilizada no dia-a-dia, porém seu mal reside na adoção como forma permanente de comunicação, desencadeando um processo não só de esquecimento, como de desprezo do vocabulário oficial, verificado mais acentuadamente nos jovens de hoje, que a utilizam de maneira permanente para falar e escrever.

c) Na Charge 2, a linguagem utilizada é compatível com o contexto? Como você percebe, ou não percebe, essa compatibilidade? Explique. (1,0 ponto)

Não está dentro do contexto, uma vez que se observa a falta de compreensão dos ouvintes, através do diálogo explícito mantido entre ambos, uma vez que a linguagem utilizada na televisão foi excessivamente formal, não considerando o ambiente descontraído, tampouco a classe social, o culto e o cotidiano de quem a estava assistindo.

A partir da leitura do texto abaixo, responda às perguntas das questões 2 e 3.

Empresas despertam para a inovação

(MARCELO REHDER - O Estado de São Paulo - 23/01/2012)

No horizonte de dez anos, mais de 70% das grandes empresas brasileiras pretendem ser líderes em tecnologia, apesar das condições econômicas adversas que afetam o seu desempenho. Na situação atual, cerca de 40% entendem que já são líderes, por isso ainda prevalecem posicionamentos mais tímidos, como o de seguidor rápido de tecnologias de ponta ou de adaptador de tecnologias ao mercado brasileiro.

As informações são de uma pesquisa inédita do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que entrevistou os principais dirigentes de 40 grupos privados, dos quais 30 de empresas, em sua maioria de capital nacional e dez grandes empresas transnacionais que atuam no mercado brasileiro. Esses grupos respondem por 80% do esforço nacional em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Hoje, o número de empresas que fazem Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Brasil não passa de 2,5 mil, enquanto 30 mil são inovadoras. É pouco num universo de quase 100 mil empresas industriais existentes no País. "Mas o mundo inteiro é assim", diz o coordenador da pesquisa, o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco.

Para 58% dos entrevistados, a inovação tecnológica é decisiva para sua estratégia de mercado atual, enquanto 42% consideram a tecnologia relevante. No horizonte de dez anos, o entendimento se altera de forma ainda mais explícita: 80% das empresas afirmam que a tecnologia terá papel decisivo e 20% consideram que será relevante.

"As empresas estão percebendo que se quiserem entrar no mundo vão ter de investir em inovação", diz o presidente do Iedi, Pedro Passos, sócio fundador da Natura Cosméticos. "Entender a inovação como vetor do crescimento passou a ser fonte de sobrevivência das empresas de manufatura", frisa.

Nesse cenário, os resultados da pesquisa indicam que o diagnóstico, repetido em muitos fóruns de debates, de que falta cultura de inovação nas empresas brasileiras "não passa de bobagem", diz Pacheco.

2. Levando em consideração o estudo efetuado sobre linguagem, analise as questões abaixo e em seguida responda ao solicitado.

a. Há uma função de linguagem predominante no texto acima, cite qual é. Em seguida, transcreva um trecho do texto que comprove a sua resposta. (1,0 ponto)

Função referencial ou denotativa: Para 58% dos entrevistados, a inovação tecnológica é decisiva para sua estratégia de mercado atual, enquanto 42% consideram a tecnologia relevante. No horizonte de dez anos, o entendimento se altera de forma ainda mais explícita: 80% das empresas afirmam que a tecnologia terá papel decisivo e 20% consideram que será relevante.

b. A partir desse exemplo, identifique, pelo menos, duas características relacionadas à função identificada, justificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com